A presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheira Yara Amazônia Lins, recebeu a secretária estadual de Educação e Desporto Escolar (Seduc), Arlete Mendonça, em uma reunião realizada nesta segunda-feira (1º). O encontro teve como objetivo discutir as inspeções a serem realizadas no âmbito da educação pública no Estado, além de resolver questões identificadas durante a última fiscalização do programa Blitz TCE, que ocorreu em 15 de março na Escola Estadual Sólon de Lucena.

Durante a reunião, a secretária Arlete Mendonça informou que após a Blitz TCE na Escola Estadual Sólon de Lucena, foram feitos ajustes no formato das aulas, que estavam sendo realizadas por meio de um sistema de rodízio devido a reparos na instituição. Mendonça destacou que os estudantes que estavam na modalidade híbrida retornaram ao formato presencial em 25 de março. Com esse retorno, a gestão da Seduc pretende demonstrar para o Tribunal de Contas o comprometimento com as melhorias no serviço de educação prestado à população do Amazonas.

Além da presidente do TCE-AM e da secretária de Educação, estiveram presentes na reunião o secretário de Inteligência, Sérgio Fontes; o secretário de Controle Externo, Stanley Scherrer; o diretor jurídico, Rafael Albuquerque; a chefe do departamento de Auditoria em Educação, Adrianne Freire; e o assessor Jorge Veras, representando o vice-presidente da Corte de Contas, conselheiro Fabian Barbosa.

Inspeção na Escola Estadual Sólon de Lucena

A inspeção realizada pela Blitz TCE na Escola Estadual Sólon de Lucena teve como objetivo apurar denúncias recebidas pelos canais de comunicação do programa sobre supostas irregularidades na instituição. Com a participação de dez auditores técnicos, a fiscalização apurou informações junto à gestora da escola sobre denúncias de obras inacabadas que estariam afetando o funcionamento das aulas, resultando na adoção de um sistema de rodízio e ensino híbrido em algumas turmas.

Durante a inspeção, os auditores também avaliaram a infraestrutura da escola, incluindo salas de aula, banheiros, cantina e áreas comuns, bem como a disponibilidade de alimentos no depósito, entre outros aspectos relevantes.

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