O Telecentro da Escola Municipal Hiran de Lima Caminha, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, foi reinaugurado ontem (18). O espaço beneficiará, aproximadamente, 600 alunos de 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental, matriculados na unidade. Ao todo, a rede municipal de ensino conta com 219 Telecentros.
Os Telecentros são espaços públicos, com computadores conectados à internet com banda larga, utilizados pelos alunos e professores como uma ferramenta pedagógica a mais para pesquisas e atividades realizadas em sala de aula.
A comunidade também pode utilizar o espaço para fazer pesquisas ou participar de cursos oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parcerias com instituições públicas.
Segundo o gestor da escola, Alan Rhicharles, as atividades realizadas dentro do Telecentro devem ser programadas com o coordenador do espaço, que organiza os horários e ações que serão desenvolvidas.
“O coordenador orienta os professores e alunos, organiza todas as ações realizadas dentro do Telecentro. Ele (coordenador) acompanha os assuntos que estão sendo abordados dentro da sala de aula e ajuda o aluno nas pesquisas, já que os computadores têm programas pedagógicos com jogos lúdicos e interativos”, explicou o gestor.
A reinauguração do Telecentro se deu por conta de um sinistro ocorrido no dia 19 de maio deste ano, que destruiu computadores e parte da rede elétrica. Em menos de dois meses, o espaço foi recuperado pela Diretoria de Engenharia da Semed, em parceria com o Centro de Operações de Segurança Escolar (Cose).
“Toda a parte elétrica e pintura do Telecentro foi refeita, todos os computadores foram trocados. Hoje, nós estamos entregando um espaço climatizado, pintado e com computadores novos”, comentou subsecretário de Infraestrutura e Logística da Semed, Thiago Balbi.
Para a chefe da Gerência de Tecnologia Educacional (GTE), Aldemira Câmara, o espaço tecnológico é um ganho a mais para a educação, oportunizando aulas mais interativas e atrativas para os alunos.
“Quando a escola ganha um espaço tecnológico com vários recursos e programas, o professor pode utilizar várias ferramentas no processo de ensino-aprendizagem. A escola não deve se limitar apenas a sala de aula, é preciso que haja outros espaços de aprendizagem e o Telecentro traz os alunos para uma nova realidade”, afirmou.
Durante a ocasião, a secretária da Semed, Kátia Schweickardt, esteve presente na reinauguração do Telecentro e destacou a importância do trabalho conjunto com todos os setores da secretaria para que se faça uma educação de qualidade e do real significado da entrega do Telecentro para toda a comunidade escolar.
“Todos nós da Semed estamos aqui para devolver um espaço que não é somente dos alunos da escola, mas de toda a comunidade e dizer que a educação é feita por todos. A educação de Manaus tem se tornado referência para o Brasil porque nós estamos conseguindo fazer com que os nossos alunos tenham um acompanhamento melhor no processo de ensino, mesmo diante das dificuldades”, disse Kátia.
A aluna do 4º ano, Leticia Lopes, 9 anos, utiliza o espaço para estudar e se divertir com os conteúdos estudados dentro da sala de aula. “Eu aprendo brincando com os jogos de matemática e português, resolvo contas, escrevo e respondo as perguntas dos textos que eu leio”, declarou a estudante reforçando a importância do espaço tecnológico funcionando dentro da escola.