Com a subida do Rio Negro após a seca histórica que atingiu o Amazonas em 2024, o estado deu início a temporada de cruzeiros deste ano. O navio Sirena, atracou neste sábado (11) no Porto de Manaus, transportando 1,2 mil cruzeiristas, sendo 800 passageiros e 400 tripulantes, dá continuidade à temporada de cruzeiros 2024/2025 no estado.
Em sua temporada no Amazonas, o navio de origem das Ilhas Marshall, já passou por Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), onde fez uma parada na Serra da Valéria.
Ainda em janeiro, estão previstas as chegadas do Viking Sea, do MS Insignia e do Aurora, nos dias 13, 16 e 28 respectivamente. Outros 15 navios são esperados até o final de maio.
Sobre o impacto da temporada para o estado, a diretora de marketing da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), Ana Claudia Rego, detalha como a movimentação gerada pelos turistas é estratégica para a economia regional e ressalta a importância de um receptivo qualificado.
“Esperamos injetar na economia um valor bem significativo, porque o turista vem aí para fazer passeios turísticos, ele vem aí para conhecer restaurantes, bares. Então realmente movimenta toda a nossa economia. O trade local também está presente ali, fazendo todo aquele trabalho, dando aquelas informações necessárias.”, disse a diretora.
De acordo com os dados da Amazonastur, a temporada deve receber aproximadamente 19 mil turistas, reforçando o estado como um destino turístico internacional e movimentando a economia local.
Os cruzeiristas Jan Dalcorso e seu esposo, Van Stuck, vindos da Flórida, Estados Unidos, ficaram impressionados com a grandeza do Rio Amazonas e a experiência na comunidade Serra da Valéria.