Fotos: Junior Preto/ Augusto Diniz e Yuri Pinheiro (aéreas) – SECOM

Parintins deu início à temporada de cruzeiros transatlânticos com a chegada do Navio Viking Sea, de bandeira norueguesa, trazendo 930 turistas, a maioria americanos. O prefeito Mateus Assayag, acompanhado pela subsecretária de Turismo, Carla Garcia, e pela secretária de Eventos, Karla Viana, recepcionou os passageiros e tripulantes, destacando o compromisso do município com o turismo e a cultura local.

Convidado para conhecer o navio, o prefeito esteve com o comandante e parte da equipe destacando a importância da temporada para o aquecimento da economia regional. “Levamos uma mensagem de Parintins ao comandante do navio, reforçando nosso compromisso em atrair mais cruzeiros e turistas para a cidade. Estamos trabalhando para consolidar o turismo como um dos pilares da nossa economia”, afirmou.

Para aprimorar a experiência dos visitantes e valorizar os produtos locais, a prefeitura implementou mudanças no receptivo turístico. A feirinha de artesanato agora funciona no prédio do porto, oferecendo maior organização e proteção aos itens comercializados. Palcos alternativos foram montados na Praça do Museu, Praça Judith Prestes e no Porto, com apresentações de grupos de boi-bumbá, ressaltando a riqueza cultural de Parintins.

Além disso, o prefeito Mateus Assayag fez a entrega de fardamentos aos artesãos que trabalham diretamente com os turistas. “É uma alegria imensa receber mais um navio em Parintins, uma cidade vibrante que respira cultura e turismo. Queremos garantir aos visitantes uma experiência inesquecível, enquanto fortalecemos a economia local com geração de emprego e renda”, declarou Assayag.

A artesã Mira Lima agradeceu a iniciativa da prefeitura e destacou os resultados positivos. “Antes trabalhávamos sob sol e chuva, o que era difícil para todos. Agora, com o espaço coberto no porto, nossas vendas melhoraram e nossos produtos estão mais protegidos”, afirmou. Segundo Mira, o primeiro dia da temporada já trouxe boas vendas.

A subsecretária de Turismo, Carla Garcia, ressaltou que o novo modelo de recepção prioriza os trabalhadores com estrutura e organização. “Hoje temos um ambiente mais preparado, com equipes de saúde, segurança, atendimento turístico e triciclos capacitados para conduzir os visitantes aos principais pontos da cidade”, explicou.

Entre os turistas, a americana Linda Parker elogiou a hospitalidade e a riqueza cultural de Parintins. “A cidade é encantadora. Tudo aqui impressiona: desde as apresentações culturais até a recepção calorosa. Parintins tem um enorme potencial como destino turístico”, afirmou.

Próximas escalas

A temporada de cruzeiros segue movimentada. Nesta segunda-feira, 13 de janeiro, o Navio Sirena está programado para chegar às 10h. Na quarta-feira, 15 de janeiro, o Navio Insignia chega às 7h. Já no dia 16 de janeiro, o Navio Viking Sea retorna à cidade para mais uma escala, consolidando Parintins como rota obrigatória para cruzeiros transatlânticos.

Artigo anteriorProdutores rurais se preparam para o retorno das Feiras de Produtos Regionais da ADS
Próximo artigoGO: acidente entre caminhão e carro de prefeitura mata três pessoas