A Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (Clia Brasil) anunciou, nesta terça-feira (15/2), que estenderá a suspensão das operações de cruzeiros até 4 de março. A previsão inicial da entidade era de que as viagens fossem retomadas já nesta sexta (18/2).

A Clia defendeu que a nova prorrogação da suspensão “visa dar continuidade ao criterioso trabalho e discussões com as autoridades nacionais, estaduais e municipais para a retomada dos cruzeiros”.

A temporada já havia sido suspendida de maneira voluntária no início do ano, após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendar ao governo federal a suspensão das atividades, em razão de surtos de Covid-19 registrados nas embarcações.

A explosão de infecções provocou a interrupção da operação de algumas embarcações.

À época, a Clia sinalizou que cumpriria a recomendação da agência para buscar alinhamento com as autoridades do governo federal, incluindo a Anvisa, sobre protocolos sanitários para mitigar os riscos de contágio por Covid-19 nas embarcações.

Em nota, na ocasião, a Clia afirmou ter iniciado tratativas urgentes com ministérios da Saúde, Turimos, Casa Civil e Infraestrutura para rediscutir as questões em relação a aplicação das normas e o novo cenário.

“Nas últimas semanas, as duas companhias de cruzeiros afetadas experimentaram uma série de situações que impactaram diretamente as operações nos navios, tornando a continuidade dos cruzeiros neste momento impraticável”, defende a entidade.

“Além disso, a incerteza operacional causou inconvenientes significativos para os hóspedes que contavam com suas férias no mar com rígidos protocolos de segurança”, completou.

Ainda conforme a Cruise Lines International Association, os cruzeiros atuais vão finalizar os seus itinerários conforme planejado. (Metrópoles)

Artigo anteriorPolícia Militar recupera duas motocicletas e apreende adolescente
Próximo artigoEm ação do Paredão, PMAM recupera veículos com restrição de roubo