
O Partido dos Trabalhadores (PT) emitiu uma nota contundente neste sábado (30/8) condenando o envio de navios de guerra dos Estados Unidos para as costas da Venezuela. A movimentação naval, que inclui mais de 4 mil militares, foi ordenada pelo governo de Donald Trump sob a justificativa de combater grupos narcotraficantes. O partido do presidente Lula manifestou preocupação, alegando que “ameaças e atos violentos” não contribuem para soluções pacíficas e diplomáticas na América do Sul.
Venezuela Nega Acusações e Reforça Fronteira
A Secretaria de Relações Internacionais do PT destacou que a região deve ser um exemplo de convivência pacífica e cooperação, baseada no diálogo respeitoso, conforme o direito internacional. A escalada da tensão ocorre após os EUA classificarem o presidente venezuelano Nicolás Maduro como chefe do cartel de “Los Soles”, uma acusação que Caracas nega veementemente, afirmando que a principal rota do tráfico atual não passa pelo Caribe.
Os Estados Unidos enviaram três navios com mísseis guiados, um deles, o USS Minneapolis-Saint Paul (LCS 21), já tendo participado de apreensões de drogas no Caribe. Em resposta, Maduro mobilizou 15 mil militares para a região fronteiriça com a Colômbia e busca cooperação internacional para reforçar suas defesas. O presidente venezuelano garantiu que os EUA “não entrarão na Venezuela”. O PT, por sua vez, reforça que o presidente Lula trabalha ativamente pelos canais diplomáticos e instâncias multilaterais para promover a paz e o entendimento na região.
Com informações de Metrópoles










