Dois superjogos darão início à terceira rodada da Copa Cidade de Manaus de Basquetebol Adulto, marcada para este sábado (1º/06), a partir das 17h, no ginásio Cel Dom Pedro, localizado no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste da capital. O evento, que é organizado pela Federação de Basquetebol do Amazonas (Febam), conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel).
“A Copa é um ótimo incentivo para a modalidade e promove não só o exercício físico, como também uma melhor qualidade de vida. Além disso, o basquete, assim como outras práticas esportivas, garante uma ocupação maior dos jovens e a vontade de ter uma vida mais saudável por meio do esporte”, afirmou Caio André de Oliveira, titular da Sejel.
A Copa, que teve início no dia 16 de maio, conta com 16 equipes na busca pelo título. Neste sábado (1º/06), quatro equipes dão continuidade ao evento, com jogos entre os times Broncos Sub-19 e NBM/ALL Friends, às 17h; e Duke 76ERS contra Broncos Adultos, em seguida, às 18h30. Promovendo competições em diversas categorias, é a Febam a responsável por movimentar o basquete no Amazonas, desde o Sub-11 até a categoria Adulto, contribuindo de forma positiva na divulgação do esporte em todos os lugares.
O integrante da equipe Broncos Adulto, Fernando Henrique, falou da expectativa para a competição. “Estamos confiantes de que alcançaremos a vitória. Vamos colocar em prática tudo o que treinamos e fazer o possível para controlar o jogo. É dessa forma que buscaremos o triunfo para o grupo”, explicou.
Para o jogador da equipe Duke 76ERS, Thiago Monteiro, a Copa impressionou a todos com a participação de vários grupos. “Os jogos estão bem acirrados e, pelo tenho visto, a partida deste sábado também será. Estamos desde o mês de fevereiro em treino e nossa expectativa é a melhor possível”, enfatizou.
De acordo com o presidente da Febam, Ali Assi, o desporto é essencial na vida do ser humano e contribui para a sua inserção na sociedade. “A partir do momento em que o indivíduo pratica o esporte, ele também começa a moldar sua personalidade, seu caráter, e aprende a viver melhor em sociedade”, explicou Ali, que falou também sobre a importância do espírito competitivo.
“A competitividade é algo que todo atleta deve ter. Entretanto, é preciso trabalhar limites, para que ganhar, por exemplo, seja consequência da atividade esportiva, e não uma obrigação. Queremos que o espírito de equipe prevaleça. A competição vem justamente para estimular nos participantes a vontade de praticar o esporte e de competir de maneira amistosa”, finalizou o presidente da Febam.