Após intensa campanha, a vereadora Thaysa Lippy (PRD) obteve 16.116 votos, neste domingo (6), em Manaus, conquistando a sua reeleição para a Câmara Municipal de Manaus (CMM). Terceira mais votada entre os 41 parlamentares, ela agradeceu a vitória com o seu eleitorado e renovou o compromisso na luta pela justiça social.
Em comemoração pela sua vitória, Thaysa reuniu as eleitoras e eleitores para agradecer pela campanha eleitoral bem-sucedida e reiterou o seu objetivo de honrar cada um dos votos. “Nós tivemos uma votação linda, é uma votação que é de muito trabalho e conquista. É da fidelização e do respeito com as pessoas. O nosso compromisso com a cidade de Manaus só aumenta e eu quero honrar cada voto. Mais de 16 mil votos que nós fizemos. Muito obrigada, Deus é fiel e a vitória é nossa!”, afirmou.
Filha do deputado estadual Felipe Souza e neta do Luizinho Souza, ex-vereador de Manaus, Thaysa Lippy de Souza Florêncio tem 31 anos, é manauara, empresária, advogada OAB-AM 12.120 e casada. Foi filiada ao Partido Progressista (PP) desde 2020 e em abril de 2024 filiou-se ao Partido Renovação Democrática (PRD).
Nestas eleições, a vereadora alcançou mais que o dobro de votos em relação à primeira vez em que foi eleita, em 2020. A conquista é resultado do seu trabalho na Casa Legislativa, por meio da sua atuação em diversas causas sociais.
Com o histórico familiar atuando na política, Thaysa sempre esteve envolvida na área. Nos últimos anos, ela realizou um trabalho pro bono – uma atividade gratuita, voluntária e principalmente solidária, voltada ao Direito de Família.
Na luta pelos direitos das pessoas com autismo, Thaysa se dedica na inclusão dessas pessoas na sociedade e na vida pública. Ela defende políticas públicas que ofereçam apoio aos autistas e suas famílias, como a implementação de escolas inclusivas e a criação de centros de atendimento especializado.
Além disso, Thaysa tem trabalhado pela inclusão de pessoas com deficiência, por meio do acesso a serviços básicos e para que suas necessidades sejam consideradas em todas as políticas públicas. Também é defensora dos direitos das mulheres e das crianças, buscando garantir serviços de saúde e educação de qualidade, proteção contra a violência doméstica e o assédio sexual, e a proteção contra o abuso e a exploração infantil.
Entre as dezenove leis municipais de autoria de Thaysa Lippy destacam-se: a Lei 2884/22, que dispõe sobre política pública municipal para garantia, proteção e ampliação dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Manaus; a Lei 3356/24, que institui prioridade na matrícula em creches da rede de ensino municipal às crianças com deficiência e dá outras providências.
Além da Lei 3112/23, que institui o uso do colar de girassol como instrumento auxiliar de orientação para a identificação de pessoas com deficiência oculta no município de Manaus; e a Lei 536/23, que torna obrigatória a instalação de câmeras de monitoramento em sessões clínicas, em instituições públicas e privadas, que tratem de pessoas com deficiência em Manaus.