As ações de preservação ambiental e de melhoria da qualidade de vida das populações ribeirinhas do Estado, promovidas pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS), foram destacadas ontem (6) pela deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB), na sessão especial de entrega do título de Cidadão do Amazonas ao superintendente geral da instituição, Virgilio Maurício Viana.
“Trabalhar a conservação do meio ambiente no Amazonas não é tarefa fácil, especialmente pela grandiosidade da região, com rios caudalosos, com sua rica biodiversidade e comunidades ribeirinhas isoladas. E essa é a missão da FAS nesses 13 anos de atuação em prol da floresta em pé, dos nossos indígenas e caboclos”, discursou Therezinha Ruiz, representando o plenário da Aleam.
Uma missão, que na avaliação da deputada, vem sendo cumprida com êxito, sob a coordenação de Virgílio Viana, mineiro de belo Horizonte, que enfrentou o desafio de articular ações e executar projetos ambientais, sociais, econômicos, educacionais e culturais, voltados para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.
Como presidente da Comissão de Educação, Therezinha Ruiz, ressaltou as ações da FAS na área do ensino. A deputada apresentou Emendas Parlamentares destinando recursos à Seduc para a celebração de Termos de Fomento junto à FAS, garantindo apoio ao projeto de Formação e Educação de Populações Ribeirinhas do Amazonas.
“Parabenizo, portanto, o doutor Virgilio Viana, como digno merecedor do Título de Cidadão do Amazonas, pelo compromisso e empenho em tão relevantes serviços prestados ao Estado, em prol do meio ambiente e da sustentabilidade e das comunidades ribeirinhas”, salientou Therezinha.
Cidadão amazonense
Nascido em Belo Horizonte (MG), Virgilio Viana conheceu o Amazonas aos 16 anos em viagem pelo rio Madeira. Começou então uma relação que se fortaleceu na área profissional, com a sua atuação ambiental no Estado.
Virgilio Viana é engenheiro florestal, PhD em Biologia pela Universidade de Harvard, tem Pós-Doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade da Flórida e é Livre Docente em Ciências Florestais pela Universidade Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP).
Em 2003, Virgilio Viana foi designado como primeiro secretário de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas. Nessa função, desenvolveu diversos projetos e implementou o Programa de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, o Programa Bolsa Floresta e protagonizou a primeira Lei de Mudanças Climáticas do Brasil.
A concessão do título de Cidadão do Amazonas, foi proposta pelas deputadas Alessandra Campelo e Joana Darc. Durante a sessão especial dirigida pelo deputado Adjuto Afonso, participaram da mesa o secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, a sub-secretária municipal do Meio Ambiente, Adrea Cidade, o pró-reitor do Ifam, José Pinheiro, o ex-deputado estadual Luiz Castro, e o ex-deputado federal pelo Acre, Ronald Ribeiro.







