O ex-prefeito de Autazes, Thomé Filho (PSD), segundo colocado nas eleições de 2012, assume nesta terça-feira a prefeitura do município, depois de 1 ano e 11 meses brigando na Justiça Eleitoral contra o atual prefeito Wanderlan Sampaio, que teve seu registro de candidatura negado pelo Tribunal Superior Eleitoral, em outubro do ano passado e ainda ficou inelegível por 8 anos.

Thomé Filho, foi diplomado no final da tarde desta segunda-feira no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, e de lá seguiu para o município para ser empossado pelos vereadores.

Thomé chegou ao município ontem à tarde e foi recebido com festa. Nesta terça-feira ele será empossado na Câmara Municipal de Autazes, pelos vereadores da casa legislativa.

A cassação

O TSE aceitou ano passado recurso do Ministério Público Eleitoral, que solicitou o indeferimento do registro do candidato e sua inelegibilidade por oito anos por ter ele mantido rádio clandestina “pirata” comunitária, violando a legislação do setor de telecomunicações.

Ao reconhecer que o candidato cometeu um crime contra a Administração Pública, estando, por isso, enquadrado em inelegibilidade, o relator, ministro Marco Aurélio, aceitou recurso do Ministério Público para negar o registro de candidatura. As atividades de telecomunicações são de exploração exclusiva da União na forma direta ou mediante concessão.

O ministro relator informou que, pelos autos do processo, Raimundo Wanderlan, condenado pelo crime de atividade clandestina de telecomunicação, está inelegível com base na legislação.

Artigo anteriorProjetos que tratam sobre os programas Bolsa Universidade e Bolsa Pós Graduação são encaminhados para sanção
Próximo artigoBlitz da Manaus Ambiental e Polícia Civil flagram furto de água da concessionária em condomínio particular no Santa Etelvina