O ex-prefeito de Autazes, Thomé Filho (PSD), segundo colocado nas eleições de 2012, assume nesta terça-feira a prefeitura do município, depois de 1 ano e 11 meses brigando na Justiça Eleitoral contra o atual prefeito Wanderlan Sampaio, que teve seu registro de candidatura negado pelo Tribunal Superior Eleitoral, em outubro do ano passado e ainda ficou inelegível por 8 anos.
Thomé Filho, foi diplomado no final da tarde desta segunda-feira no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, e de lá seguiu para o município para ser empossado pelos vereadores.

Thomé chegou ao município ontem à tarde e foi recebido com festa. Nesta terça-feira ele será empossado na Câmara Municipal de Autazes, pelos vereadores da casa legislativa.

A cassação
O TSE aceitou ano passado recurso do Ministério Público Eleitoral, que solicitou o indeferimento do registro do candidato e sua inelegibilidade por oito anos por ter ele mantido rádio clandestina “pirata” comunitária, violando a legislação do setor de telecomunicações.
Ao reconhecer que o candidato cometeu um crime contra a Administração Pública, estando, por isso, enquadrado em inelegibilidade, o relator, ministro Marco Aurélio, aceitou recurso do Ministério Público para negar o registro de candidatura. As atividades de telecomunicações são de exploração exclusiva da União na forma direta ou mediante concessão.
O ministro relator informou que, pelos autos do processo, Raimundo Wanderlan, condenado pelo crime de atividade clandestina de telecomunicação, está inelegível com base na legislação.







