Aitor Alcalde Colomer/Getty Images

Em confronto realizado nessa quarta-feira (14/1), o Albacete venceu o Real Madrid por 3 x 2 e eliminou os merengues da Copa do Rei. Porém, a festa do time da segunda divisão espanhola foi manchada por mais um episódio de racismo contra o brasileiro Vinícius Jr.

Segundo informações do jornal espanhol AS, uma banana foi lançada banana na direção de Vini Jr. após o apito final. O portal ainda informou que o jogador não notou que o objeto foi lançado e que um membro da federação espanhola de futebol logo retirou a fruta do campo.

Vale lembrar que o brasileiro também foi alvo de cantos racistas antes da partida. Ainda conforme o AS, o clube foi informado sobre o ocorrido e a situação foi para a súmula do jogo. Inclusive, o Albacete e a Unidade Operacional Central (UCO) da Polícia Nacional estão trabalhando em conjunto para identificar o autor da ação.

Em nota, o time da segunda divisão da Espanha classificou o episódio como doloroso e vergonhoso, demonstrou apoio ao Vinicius Junior e comentou que está em busca do responsável, que sofrerá punições pela equipe.

Confira o comunicado traduzido e na íntegra:

Se há algo pelo qual Albacete e sua Alba são conhecidas, é pela sua hospitalidade. Nossos torcedores já foram reconhecidos inúmeras vezes como alguns dos mais esportivos e amigáveis ​​do futebol espanhol. Portanto, é doloroso e vergonhoso que imagens racistas terríveis, deploráveis ​​e repreensíveis tenham manchado uma noite mágica no estádio Carlos Belmonte, devido às ações de espectadores que não respeitam nem representam o espírito de Albacete. Não permitiremos, sob nenhuma circunstância, que nossa cidade e nosso clube sejam manchados por casos isolados de comportamento indesejável.

Gostaríamos de informar que o Albacete Balompié já está trabalhando para identificar a pessoa que atirou uma banana no campo. Solicitamos a colaboração das autoridades competentes e de nossos torcedores durante este processo. Por favor, envie qualquer informação ou imagem que possa ajudar a esclarecer quem foi o responsável por este ato para [email protected].

Além das sanções que possam ser impostas ao responsável, uma vez identificado pelas autoridades competentes, o Albacete Balompié declara que tomará todas as medidas disciplinares ao seu alcance para garantir que, se possível, ele nunca mais pise no estádio Carlos Belmonte.

Além disso, o Clube expressa sua total condenação aos repugnantes cânticos xenófobos proferidos por um pequeno grupo de torcedores nas proximidades do estádio Carlos Belmonte horas antes da partida e que, insistimos, de forma alguma representam nossos valores.

Por fim, o Albacete Balompié, em nome de todos os seus torcedores exemplares, deseja demonstrar seu apoio a Vinicius Junior, ao Real Madrid CF e a todos os madridistas diante de tal comportamento desprezível, reiterando nosso total comprometimento com a árdua tarefa de erradicar do futebol – e da sociedade em geral – qualquer comportamento racista, xenófobo ou discriminatório.”

Com informações de Metrópoles.

Artigo anteriorApós Globo de Ouro, “O Agente Secreto” ganha exibições em mais de 410 salas
Próximo artigoMP do Paraná quer indenização e punição após apontar omissão de socorro de amazonense no Pico Paraná