Foto: Raphael Alves

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), por meio da Divisão de Serviço Social e Acessibilidade; do Grupo de Trabalho de Participação Feminina; e da Secretaria de Serviços Integrados de Saúde, realizará neste mês de junho uma campanha interna de doação de sangue em parceria com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam). O objetivo é colaborar com a manutenção dos estoques do hemocentro, que atende toda a rede pública e particular de saúde do Estado.

Como parte da ação, no dia 23, a unidade móvel de coleta do Hemoam – popularmente conhecida como “Vampirão” – estará no Fórum Des.ª Euza Naice de Vasconcelos, de 8h às 12h, para atender magistrados, servidores, estagiários e colaboradores interessados em doar sangue.

Antes disso, no dia 22, haverá uma rodada de palestras motivacionais e informativas em apoio à campanha. A atividade ocorrerá a partir de 11h no auditório do Fórum Cível Des.ª Euza Maria Naice de Vasconcellos, localizado no bairro São Francisco, zona Sul. Estão confirmadas as presenças da médica hemoterapêutica, pediatra e mestra em Patologia Tropical pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e chefe do Departamento do Ciclo do Sangue do Hemoam, Maria Socorro Viga Yurtsever, que falará sobre a importãncia da doação de sangue e segurança transfusional; e da youtuber motivacional Miriã Said. Cada palestrante terá 20 minutos para sua respectiva explanação.

Pré-Cadastro

A coordenação da campanha criou um link no aplicativo de gerenciamento de pesquisas online Google Forms para o pré-cadastro dos servidores, magistrados, estagiários e colaboradores que pretendem participar da ação de doação de sague marcada para o dia 23 de junho. Acessível em https://bit.ly/3O4Ljbo , esse pré-cadastro deverá ser feito até 12h do dia 22, dia anterior à doação.

O pré-cadastro é uma forma de se alcançar a meta de possíveis doadores. O Hemoam solicita que haja, no mínimo, 60 pessoas inscritas se comprometendo a doar no dia da campanha, para poder mobilizar a equipe para se deslocar e  providenciar a logística da carreta. Aqueles que não fizerem o pré-cadastro, no entanto, poderão doar sangue sem problema algum.

Estímulo

Os doadores, como previsto em lei, têm direito a folga no trabalho no dia da doação. Buscando fomentar ainda mais a participação na ação solidária, a Presidência do TJAM baixou Portaria concedendo um dia a mais de folga aos servidores que comprovarem comparecimento na palestra a ser realizada no dia 22 e que, além disso, fizerem a doação de sangue até o dia 30 de junho de 2022. Essa folga compensatória deverá ser usufruída até 31/12/2022, sem prejuízo da dispensa do ponto prevista no artigo 2.º da Lei 1.075, de 27 de março de 1950 e do abono do registro do ponto eletrônico no dia da palestra, conforme despacho referente ao Processo Administrativo n.º 2022/000017235-00.

Os estagiários que doarem vão receber uma declaração referente a 10 horas de atividades complementares.

Sobre o abono do ponto eletrônico no dia da palestra (22/06/2022), que ocorrerá no auditório do Fórum Euza Vasconcelos, é necessário assinar lista de frequência que estará disponível no evento, com nome e número de matrícula legíveis. Para abono do ponto eletrônico no dia da coleta ( 23/06/2022), que ocorrerá no estacionamento do Fórum Euza, a Divisão de Serviço Social e Acessibilidade encaminhará listagem oficial do Hemaom de todos os doadores para Divisão de Informações Funcionais da Segep, e solicitará a concessão da folga.

Para aqueles que optarem por doar diretamente no Hemoam até o dia 30/06/2022, deverão encaminhar o comprovante de doação e requerimento assinado no próprio SEI em até 5 dias úteis após a doação, solicitando abono da falta e concessão da folga, conforme deferido no PA 2022/000017235-00 à Divisão de Informações Funcionais (SEGEP/DVINFF).

A folga compensatória será deferida somente se o servidor tiver participado da palestra e tiver doado sangue (no dia da coleta, ou diretamente ao Hemoam) até dia 30/06/2022.

Poderá ser usufruído até 31/12/2022 e a solicitação deverá ser realizada à DVINFF via processo administrativo SEI, com assinatura do servidor e do superior hierárquico.

“A campanha “Doe Sangue, Doe Vida”, é uma ação que já está no calendário Institucional, e consiste na captação voluntária de doadores de sangue, em apoio à Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas. Sabemos que desdo início da pandemia o estoque do Banco de Sangue encontra-se em nível crítico, e esse cenário infelizmente ainda não mudou”, afirmou a diretora da Divisão de Serviço Social e Acessibilidade do TJAM, Monike Saldanha Antony. 

Ela explica que o intuito da campanha é incentivar e sensibilizar o quadro funcional do TJAM sobre a importância desse ato solidário e seu grande impacto na vidas dos receptores. “Em cada doação, uma pessoa pode salvar até quatro vidas. Vale destacar também que, em cerca de um dia, o organismo já repõe a quantidade de sangue que foi retirada na doação”, salientou a diretora.

Artigo anteriorFilho usou faca enferrujada e machado para matar pai e madrasta em MS
Próximo artigoPara reforçar o combate à criminalidade, Wilson Lima entrega 48 viaturas para as Polícias Civil e Militar