Foto: Raphael Alves

Na quarta-feira (02/04), “Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo”, no Fórum de Justiça Des.ª Euza Naice de Vasconcellos, aconteceu o primeiro dia da ação de cadastramento e orientações para emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) e da Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPcD), além do Passe Legal Intermunicipal, organizada pela Divisão de Acessibilidade do Tribunal de Justiça do Amazonas, em parceria com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), por meio da Secretaria-Executiva da Pessoa com Deficiência (SEPCD).

Durante o atendimento, as pessoas serão orientadas sobre como solicitar as carteiras por meio do aplicativo SASI, inserindo o código “SJPCD1” da Sejusc, pois é necessário que o solicitante (ou responsável legal) habilite o aplicativo no celular. O programa está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos Apple Store e Play Store.

A diretora da Divisão, Monike Antony, agradeceu a parceria da Sejusc na ação e ressalta que a Secretaria realiza esse atendimento durante todo o ano e que aceitou, mais uma vez, o convite para prestar esse atendimento voltado ao público interno do Tribunal e seus dependentes.

“Também destaco a atuação conjunta, para viabilizar a realização da atividade, da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão, que tem à frente a desembargadora Onilza Gerth. O objetivo do Tribunal com esta ação é fortalecer a campanha de conscientização sobre o autismo e também divulgar e viabilizar a obtenção da CIPTEA e da CIPcD, que são documentos importantes para facilitar o acesso das pessoas que estão no espectro do transtorno autista a vários serviços e benefícios”, destacou Monike Antony.

Rosilene Trindade, coordenadora da Ação pela Sejusc, disse que a ação visa a facilitar o acesso das pessoas com TEA aos documentos de identificação e que o serviço é ofertado, também, em órgãos públicos e empresas privadas, conforme as solicitações recebidas. “A Secretaria está atuando em escolas, órgãos públicos e em locais privados onde há pessoas com deficiência, para orientar e efetivar a solicitação das carteiras””, disse a coordenadora.

Juliana Menezes Campos veio ao Fórum para tirar sua carteira orientada pela irmã, servidora do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). Segundo ela, que é autista, a ação facilita para todos que necessitam dos documentos. “Minha irmã me avisou e vim. Foi muito rápido e o atendimento foi muito bom. Feliz em saber que estão facilitando o acesso às carteirinhas”, disse Juliana.

Plenário do TJAM destaca a data

O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo foi lembrado, também, no final da sessão das Câmaras Reunidas do TJAM, desta quarta-feira (02/04). A desembargadora Vânia Marques Marinho fez o registro da data. “Acho muito importante que tenhamos em mente que essa é uma situação que representa o nosso compromisso com a inclusão de todos para que nós tenhamos uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna”, afirmou a magistrada.

A desembargadora Onilza Abreu Gerth, presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TJAM, também se manifestou. “Todos nós estamos envolvidos nesse processo de ajudar, de se doar nesse trabalho tão bonito que é a causa do autista, e todas as outras causas que temos aqui no Tribunal, incluindo a acessibilidade”.

Ação no Fórum Lúcio Fonte

Nesta quinta-feira (03/04), a ação organizada pela Divisão de Acessibilidade do TJAM acontecerá no Fórum de Justiça Lúcio Fonte de Rezende, localizado na Av. Noel Nutels, s.nº, Cidade Nova.

Para o atendimento nos fóruns, é necessário que os interessados levem os seguintes documentos originais: Beneficiário: RG, CPF, Comprovante de residência (atual); 01 foto, tipagem sanguínea; E-mail, telefone, laudo médico com CID; PCD surdo: exame de audiometria; PCD visual: exame oftalmológico. Acompanhante: RG, CPF, ser maior de 18 anos, Tutela (menor de idade), Curatela (maior de idade).

Artigo anteriorTribunal Pleno define teses em julgamento de IRDR sobre encargos bancários
Próximo artigoPoliciais civis usaram viatura para sequestrar empresário espanhol