Foto: Raphael Alves / 21/11/2022

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) realiza na segunda-feira (06/03), às 8h, no Fórum de Justiça Ministro Henoch Reis, no bairro São Francisco, a abertura da primeira edição deste ano da “Semana Justiça pela Paz em Casa”, evento que tem a finalidade de contribuir para a efetividade da “Lei Maria da Penha”, potencializando o trabalho realizado de forma rotineira pelo Judiciário nessa área. A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Amazonas (Cevid/TJAM), que tem à frente a desembargadora Maria das Graças Pessôa Figueiredo, informou que mais de 1,6 mil audiências foram agendadas para o período de esforço concentrado, sendo 938 no interior e 691 na capital do Amazonas.

“Esse quantitativo preliminar deve ser ampliado, pois algumas Varas de Justiça ainda estão finalizando a programação para o período. A ‘Semana Justiça pela Paz em Casa’, um programa criado pelo Conselho Nacional de Justiça e que envolve os tribunais de todo o País, chega à sua 23.ª edição e o TJAM, como tem feito todos esses anos, estará mais uma vez mobilizado no sentido de mostrar à sociedade que o Judiciário está atento e atuante ao enfrentamento dos casos que envolvem a violência doméstica e familiar contra a mulher”, afirmou a desembargadora Graça Figueiredo.

A magistrada ressalta que a “Semana Justiça pela Paz em Casa” tem três edições todos os anos – em março, em agosto e em novembro. No ano passado, nas três edições da ação, foram pautadas 4.800 audiências, entre a capital e o interior do Estado.

Apoio e conscientização

Nos cinco dias da ação – que acontecerá de 6 a 10 de março –, além das audiências judiciais haverá, também, a mobilização das equipes multidisciplinares do Juizados Especializados no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (“Juizados Maria da Penha”) no sentido de reforçar a conscientização sobre o tema, por meio do “Projeto Maria Acolhe” – que proporciona orientações psicossociais aos jurisdicionados inseridos em situação de violência doméstica, a fim de prevenir e romper o espiral da violência, bem como presta informações processuais –, de Rodas de Conversa, de exposições, bem como de atividades do “Projeto Maria vai à Escola”, com ações em unidades de ensino, em instituições de acolhimento de vítimas de violência doméstica, e até empresas.

Fique por dentro

A “Semana Justiça pela Paz em Casa” aconteceu pela primeira vez em em 2015. As três edições anuais do evento acontecem em março, marcando o “Dia Internacional da Mulher”; em agosto, por ocasião do aniversário de sanção da “Lei Maria da Penha”; e em novembro, em alusão ao “Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher”, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Artigo anteriorPessoas idosas são alfabetizadas por meio de escolarização na FUnATI
Próximo artigoIdealizadora do Instituto Justiça de Saia ministrará palestra no ato de instalação da Procuradoria Especial da Mulher da Aleam