A desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Guedes Moura representou o Tribunal de Justiça do Amazonas na solenidade comemorativa dos 50 anos da Associação Amazonense do Ministério do Amazonas (AAMP), uma das mais antigas da classe jurídica do Estado. A solenidade foi realizada na noite de terça-feira (14/12) no Salão Solimões, do Palácio Rio Negro, com a participação de autoridades e associados.
O presidente da Associação Amazonense do Mistério Público, promotor de Justiça Alessandro Samartin de Gouveia, reforçou a importância de um olhar mais humano e o respeito entre as pessoas para a construção de uma sociedade mais justa.
“Nossa entidade cresceu lutando pela sociedade, em favor da sociedade e em prol dela. A Associação Amazonense do Ministério Público celebra o seu jubileu de ouro, conquistado no último dia 26 de novembro quando completou os seus 50 anos de fundação. Nós da AAMP estamos felizes em poder comemorar com todos os nossos associados, integrantes do Ministério Público, essa data da nossa entidade que muito tem contribuído com a sociedade, para a defesa dos direitos e independência ministeriais, e também para a construção de uma sociedade mais solidária e justa”, ressaltou Samartin.
O procurador-geral de Justiça do Amazonas, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, que também participou da cerimônia, também destacou a importância da AAMP. “Parabenizo a Associação Amazonense do Ministério Público por toda a sua história de luta em prol dos direitos e garantias dos integrantes do Ministério Público e, principalmente, por garantir à sociedade amazonense e ao cidadão todos os pleitos em que se garantem, não só ao membro do Ministério Público, mas também se garante a democracia dentro do nosso Estado”, destacou o procurador-geral de Justiça, que se emocionou ao lembrar da trajetória jurídica da sua mãe, a juíza de Direito Maria Eunice Torres do Nascimento.
Homenagem
Um dos momentos mais marcantes da noite foi a entrega da Comenda Carlos Alberto Bandeira de Araújo. Criada há 8 anos, com a resolução 002/2012, a medalha tem o objetivo de reconhecer o trabalho de homens e mulheres públicos que se destacam na defesa dos interesses da sociedade. A primeira edição aconteceu em 2012, a segunda em março de 2021 e a terceira durante a solenidade dos 50 anos da AAMP.
Desta vez, dez pessoas foram homenageadas com a honraria: Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior – procurador-geral de Justiça do MPAM; Lauro Tavares da Silva – promotor de Justiça do MPAM; Manoel Victor Sereni Murrieta e Tavares – presidente da Conamp; Tarcísio José Sousa Bonfim – 1.º vice-presidente da Conamp; Sílvia Abdala Tuma – procuradora de Justiça e corregedora-geral do MPAM; Rita Augusta de Vasconcellos Dias – procuradora de Justiça do MPAM; Salvador Conte – procurador de Justiça aposentado; Maria Helena Antônio Monassa Abinader – procuradora de Justiça aposentada; Ana Maria Duarte Esteves – procuradora de Justiça aposentada e Antônio Alves Santana – promotor de Justiça aposentado.
#PraCegoVer: Imagem traz alguns participantes da solenidade comemorativa aos 50 anos da Associação Amazonense do Ministério do Amazonas (AAMP) perfilados, entre eles a desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Guedes (quarta da direita para a esquerda), que representou o Tribunal de Justiça do Amazonas; todos utilizando máscaras faciais em cumprimento às medidas de segurança contra a Covid-19.