Wagner Meier/Getty Images

Após o caos que a torcida do Peñarol protagonizou no Rio de Janeiro antes do jogo de ida contra o Botafogo pela Copa Libertadores, no último dia 23, o Ministro do Interior do Uruguai, Nicolas Martinelli, declarou na rede social X (antigo Twitter), que o jogo de volta será disputado apenas com a torcida do Peñarol. A partida acontece nesta quarta-feira (30/10), no estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu.

 

De acordo com a imprensa do Uruguai, a decisão foi tomada em acordo entre o Ministério do Interior do país, o Botafogo, o Peñarol e a Conmebol.

Torcida vetada

Segundo Carlos Manta, integrante do Comitê Executivo da Associação Uruguaia de Futebol, a organização esteve em conversas com a Conmebol recentemente para evitar a presença de torcedores do Botafogo no jogo desta quarta-feira (30/10).

“Alonso (presidente da AUF) está próximo de todos, chamando autoridades da Conmebol, para que não aconteça mais, sabendo que é muito difícil. Tudo isso é porque o Brasil é muito importante por tudo que arrasta na economia, o que os clubes brasileiros geram. Tampouco é fácil para a Conmebol cortar dos quadros algo que deixa muito dinheiro para a federação”, disse Manta a veículos uruguaios.

“Estamos pressionando para que haja alguma medida. Temos que parar de alguma forma, não acontece só com o Peñarol, mas com o Nacional, com clubes argentinos, sobretudo no Rio de Janeiro com a polícia”, afirmou.

“O que está fazendo Alonso neste momento, assim como o Peñarol, que está muito preocupado, é que o primeiro passo seja que não se permita torcida visitante quarta no Campeón Del Siglo. Está se fazendo todo o possível. Tememos muito. Sabemos tudo que viveu muita gente inocente do Peñarol no Rio de Janeiro. É algo difícil. Por mais que aqui as autoridades possam dar garantia, não sei até que ponto”, destacou o dirigente uruguaio.

Confusão no Rio de Janeiro

Poucas horas antes do duelo entre Botafogo e Peñarol pela Libertadores, que terminou com goleada alvinegra por 5 x 0 no Estádio Nilton Santos, torcedores do clube uruguaio causaram confusão no Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro.

Um ônibus foi incendiado no local e mais de 280 torcedores foram detidos e 21 tiveram prisão decretada pela Justiça. Com informações de Metrópoles.

Artigo anteriorMinistro do Uruguai proíbe torcida do Botafogo em jogo com Peñarol
Próximo artigoLuva de Pedreiro ‘homenageia’ Vini Jr. no tapete vermelho da cerimônia da Bola de Ouro