A Polícia Civil de São Paulo prendeu, na segunda-feira (5/9), um dos traficantes mais procurados do Brasil. Anderson Lacerda Pereira, conhecido como “Gordão”, tinha o nome incluído na Interpol, organização internacional de polícia criminal, desde 2020.

Pereira é acusado de enviar cocaína para a Europa e, em 2017, foi condenado por tráfico internacional de drogas. O traficante foi detido em um restaurante de Poá, na região metropolitana de São Paulo.

O homem também é acusado de ter montado 38 clínicas médicas e odontológicas na Grande São Paulo, além de ter adquirido 15 mansões no município de Arujá. Uma das unidades de saúde seria utilizada para atender integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC), baleados em conflitos policiais.

Levantamento feito pela Polícia Civil de São Paulo, obtido pelo Metrópoles em 2021, mostra que o bandido controlava ou estava prestes a controlar pelo menos 97 imóveis em junho de 2020. Investigadores levantaram que 86 propriedades atribuídas a Gordão – também em nome de laranjas – valem R$ 130 milhões no mercado.

Em reportagem exibida em 2020, o programa Fantástico, da TV Globo, mostrou que Gordão se inspirava em Pablo Escobar, um dos maiores traficantes do mundo.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP), além de Anderson, a polícia prendeu um homem considerado seu braço direito, identificado como Jânio. Eles foram encaminhados à 8ª Delegacia de Polícia.

A reportagem do Metrópoles procurou a SSP para prestar mais esclarecimentos sobre o assunto, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto.

Artigo anteriorBolsonaro após decisão sobre armas: “Não concordo em nada com Fachin”
Próximo artigoTaxa anual do CPI em países da OCDE desacelera a 10,2% em julho