Nesta sexta-feira (18), polícias civis do Rio de Janeiro, do Pará e do Amazonas realizam operação para tentar prender um dos chefes do tráfico do Comando Vermelho mandante dos ataques em Manaus, no Amazonas. Segundo a polícia, Mano Kaio está escondido no Complexo da Penha, na Zona Norte do Rio. As informações são de G1.
Ônibus, delegacias, viaturas policiais, ambulâncias, prédios públicos e agências bancárias foram incendiadas e alvo de tiros entre os dias 6 e 8 de junho no Amazonas. Um dos mandantes da criminalidade e também patrocinador da facção criminosa no AM, seria Mano Kaio.
Até 8h25, dez suspeitos tinham sido presos na Operação Coalizão pelo Bem, sendo oito em Manaus e dois em São Paulo. Entre os presos, estão Francisco de Assis Rodrigues Monteiro Junior e Raimundo Lima da Silva, no Amazonas, e Thais de Oliveira Lisboa, no bairro Brasilândia, em São Paulo.
Comando Vermelho do Amazonas
As investigações identificaram uma forte ligação entre o grupo criminoso do Rio de Janeiro e seu braço no estado do Amazonas, autointitulado “Comando Vermelho do Amazonas” (CVAM).
Os membros dos grupos criminosos se valiam do sistema bancário e de empresas de fachada para a remessa de valores do Rio de Janeiro para o Amazonas. Em um ano e meio os valores arrecadados pela quadrilha chegou a mais de R$ 126 milhões, segundo investigação da Polícia Civil do Rio.