Traficantes supostamente ligados à facção criminosa Família do Norte (FDN) impediram, quarta-feira, 18, por volta das 19 horas os trabalhos de vacinação contra o sarampo executados ao bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus por uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).  Os traficantes fecharam os limites das ruas das Goiabeiras e Carapanauba e não deixaram os agentes de imunização seguirem com a varredura nas residências.

A informação é do próprio prefeito de Manaus, Arthur Neto que, em nota oficial, divulgada por volta das 22 horas, se declarou indignado com a ação nefasta do tráfico de drogas em Manaus que, com despudorado deboche às autoridades de segurança do estado, impediu a imunização de crianças do bairro ameaçadas pela epidemia de sarampo que se agiganta em Manaus.

“Nós não podemos deixar nunca que o Amazonas vire propriedade de traficantes. O Amazonas é propriedade dos amazonenses. Eu estarei com as equipes da Saúde na rua a partir de amanhã (quinta) e se o tráfico quiser impedir que isso aconteça, vai ter que impedir que eu pessoalmente faça o acompanhamento à vacinação”, previne o prefeito ao apelar para o governador Amazonino Mendes que entre com tudo que possa ter de força policial para garantir a vacinação e proteção às equipes.

Leia na íntegra a nota

NOTA OFICIAL

“É uma notícia muito grave e triste que eu trago ao conhecimento do povo de Manaus e do povo brasileiro. Uma equipe nossa de combate ao sarampo, trabalhando com muito amor pela cidade, com muito amor pelas pessoas, estava vacinando moradores do bairro Jorge Teixeira e sendo acompanhada de uma rede de televisão, quando traficantes do bairro, filiados à falange de tráfico que ameaça dominar este Estado impediram a continuação da vacinação que pode salvar bebês e adultos manauaras.

Eu faço um apelo muito encarecido ao Governador do Estado, que entre com tudo que possa ter de força policial, porque nós não podemos deixar nunca que o Amazonas vire propriedade de traficantes. O Amazonas é propriedade dos amazonenses. E portanto, eu estarei com as equipes da Saúde na rua a partir de amanhã. E se o tráfico quiser impedir que isso aconteça, vai ter que impedir que eu pessoalmente faça o acompanhamento à vacinação.

Mas eu peço encarecidamente que o governador coloque as forças policiais todas na rua porque realmente é de indignar qualquer um nós imaginarmos que tem uma equipe salvando vidas e ao mesmo tempo arriscando as suas vidas, porque traficantes, gente da pior ordem, da pior laia, do pior caráter, da pior extração; gente desse tipo acha que pode com a força das suas armas impedir que um trabalho benemérito das equipes da Semsa que estão enfrentando o sarampo, que ameaça tantas pessoas, domine a situação.

É com indignação que eu faço essa declaração. É com indignação, é com comoção, e é com a certeza de que o governador tomará as providências mais duras, porque eu estou deixando tudo bem claro. Confio que amanhã nós estaremos acompanhados de força policial para ninguém se atrever a fazer o que hoje aconteceu.

Mas eu, de noite, acompanharei as equipes da Semsa pessoalmente e se os traficantes quiserem fazer alguma coisa, me terão à disposição deles. Mas que nós vamos vacinar, nós vamos vacinar! O povo de Manaus precisa, o povo de Manaus merece”.

ARTHUR VIRGÍLIO NETO

Prefeito de Manaus

Áudio

Artigo anteriorComeçam amanhã convenções para escolha dos candidatos a presidente
Próximo artigoPromotores dos EUA pedem prisão preventiva de suposta espiã russa