Sismos atingiram mais de 2.0 de magnitude, mas não foram sentidos pela população. • DIvulgação/RSBR

Dois tremores de terra atingiram cidades dos estados da Bahia e Minas Gerais na segunda-feira (3). O primeiro caso ocorreu no município de Itapicuru (BA), durante a madrugada, às 1h32. O outro aconteceu durante o início da noite, às 18h10, em Confins (MG). 

Os dois sismos foram registrados pelas estações da RSBR (Rede Sismográfica Brasileira) e chegaram a mais de 2.0 de magnitude. 

Em Itapicuru (BA), o tremor de terra atingiu 2.1. Já em Confins, o registro foi maior e alcançou 2.2. 

No entanto, o fenômeno não foi sentido pela população em nenhuma das ocorrências, segundo a RSBR.

Últimos tremores na BA e em MG

De acordo com o órgão, o último sismo registrado na Bahia havia ocorrido no dia 27 de outubro, em Jaguaquara, com magnitude 1.8.

Tremor de terra registrado na Bahia é sentido por moradores do Tocantins

No mesmo dia, também ocorreu o último evento dessa natureza em Minas Gerais, quando um tremor foi registrado em Martinho Campos, com magnitude 2.3.

Tremor de baixa magnitude é registrado em MG

Segundo a RSBR, tremores de terra de baixas magnitudes são relativamente comuns no Brasil, sobretudo na Região Nordeste.

O sismólogo do Centro de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo) e da RSBR, Bruno Collaço, explica que “pequenos tremores de terra em Minas Gerais não são incomuns, muito pelo contrário. É o estado com o maior número de abalos sísmicos registrados“.

Ele ainda diz que “em grande parte dos casos, os sismos naturais se devem às grandes pressões geológicas que atuam na crosta terrestre.”

Com informações de CNN Brasil.

Artigo anteriorHomem morre após ficar 11 horas em escombros de torre que desabou em Roma
Próximo artigoZohran Mamdani vota em Nova York e alerta que não se intimidará com Trump