Uma operação conjunta da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) e das Forças de Segurança resultou, na terça-feira (17/12), na prisão de três pessoas e na apreensão de mais de meia tonelada de maconha em Manaus. A ação foi conduzida pelo 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), com apoio do sistema de videomonitoramento “Paredão”, da Polícia Militar e da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), e desarticulou uma rede de distribuição de entorpecentes que operava em zonas estratégicas da capital. Na ação foram presos em flagrante Carlos André Ceballes Jimenez, conhecido como ‘Colombiano’, Randerson de Souza Mendes e Thayná Cristiny Andrade da Costa, e apreendeu mais de meia tonelada de maconha na zona oeste e sul de Manaus.

Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (18/12), o delegado Alessandro Albino, diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), destacou o sucesso da operação realizada pelo 1º DIP, com o apoio das Forças de Segurança do estado, que resultou na prisão do trio e na grande apreensão de entorpecentes.

“Essa ação reflete o trabalho conjunto das Forças de Segurança e foi possível retirar de circulação mais de meia tonelada de maconha. A operação demonstra o compromisso da Polícia Civil em combater o tráfico de drogas, proteger a população e dar uma resposta eficaz contra a criminalidade”, afirmou Albino.

Investigação

O delegado Cícero Túlio, titular do 1º DIP, informou que as prisões são desdobramentos de investigações realizadas pela equipe da unidade policial. Durante os trabalhos, foi possível mapear as bases de distribuição de drogas, usadas para armazenar e repassar entorpecentes para diversos pontos da cidade.

“Já tínhamos informações de que o grupo criminoso mantinha, pelo menos, duas bases de distribuição de entorpecentes: uma na zona oeste e outra na zona sul da capital. Com o auxílio do ‘Paredão’, conseguimos identificar os veículos usados como batedores, dificultando a ação policial durante as abordagens”, explicou o delegado.

De acordo com ele, a polícia iniciou um trabalho de monitoramento constante por vários dias, realizando vigilância nas áreas próximas às bases de distribuição. Na manhã de terça-feira (17/12), foi possível localizar os veículos entrando em um dos imóveis usados pelo grupo criminoso, momento em que foi realizada a abordagem.

“Com o trio, apreendemos as drogas e os veículos. Agora, daremos sequência às investigações para averiguar a participação de outros envolvidos”, concluiu Cícero Túlio.

Procedimentos

O trio responderá por tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse irregular de munição de uso restrito. Eles serão submetidos a audiência de custódia e ficarão à disposição da Justiça.

Artigo anteriorMendonça pede vista e suspende julgamento sobre regulação das redes
Próximo artigoCCJ aprova projeto de Omar que obriga concurso para a PF quando houver 5% de cargos vagos