A Justiça do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) obteve 100% no Índice Integrado de Sustentabilidade Ambiental e Social (iES), conforme o levantamento de Governança, Sustentabilidade e Gestão nas organizações públicas federais de 2024, realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Este índice avalia a capacidade das organizações em implementar práticas sustentáveis que abrangem tanto o meio ambiente quanto a responsabilidade social.

O TRT-11 se destacou por iniciativas que incluem programas de sustentabilidade ambiental, como a promoção de práticas ecológicas dentro da instituição, e ações de sustentabilidade social, como programas de diversidade e inclusão, prevenção e combate ao assédio e à discriminação. Também pela realização de eventos que promovem a acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Sobre o índice

O iES é composto por dois subindicadores principais: o Índice de Governança e Gestão da Sustentabilidade Ambiental (iGovSustentAmb) e o Índice de Governança e Gestão da Sustentabilidade Social (iGovSustentSocial). Em ambos o TRT-11 recebeu a nota máxima de 100%, refletindo o compromisso do Regional com práticas que promovem a sustentabilidade em todas as suas operações.

Promovido pelo TCU, o levantamento contou com a participação de 387 organizações públicas, com o objetivo de estimular a adoção de boas práticas de governança e gestão, além de promover a transparência e a accountability. A inclusão de práticas relacionadas à sustentabilidade social e ambiental no questionário de 2024 marca a primeira vez que um indicador público federal sobre ESG (Environmental, Social, and Governance) é utilizado.

Para o diretor geral do TRT da 11ª Região, Ildefonso Rocha, a excelência do TRT-11 no iES é um exemplo para outras instituições do Judiciário e do setor público, demonstrando que é possível aliar eficiência administrativa com responsabilidade ambiental e social. “O resultado também reforça a importância de políticas públicas que incentivem a sustentabilidade como um valor central nas operações governamentais”, afirmou.

Outros destaques

Além do iES, o Regional obteve o segundo melhor Índice de Liderança na Justiça do Trabalho e o quinto em todo o Poder Judiciário, evidenciando a eficácia de suas práticas de liderança. Além disso, o TRT-11 registrou um aumento de 2% no Índice de Governança e Gestão de Pessoas (iGovPessoas) em comparação com a última avaliação, realizada em 2021. Este crescimento reflete os esforços contínuos do Tribunal em aprimorar a gestão de seus recursos humanos.

Também foi alcançado pelo Regional 100% de aproveitamento em diversos quesitos, incluindo as capacidades de monitoramento dos resultados organizacionais, estabelecimento do modelo de governança, gestão do desempenho dos colaboradores e gestores, planejamento de tecnologia da informação, definição de políticas de responsabilidades para a gestão da segurança da informação, e promoção da sustentabilidade social.

O presidente do TRT-11, desembargador Audaliphal Hildebrando, comentou a conquista: “Todos os resultados conquistados pela Justiça do Trabalho da 11ª Região demonstram o nosso compromisso com a excelência em governança e sustentabilidade, alinhando as práticas do Tribunal às melhores diretrizes e promovendo um ambiente de trabalho eficiente e responsável”.

Para mais informações sobre os resultados do levantamento, acesse o site do TCU: https://iesgo.tcu.gov.br/.

Artigo anteriorDeputados apresentam Projetos de Leis voltados à área da educação
Próximo artigoEmergências climática e hidrológica revelam a precariedade da infraestrutura do Amazonas