Andreia Guimarães

Na próxima terça-feira (2/7), a partir das 9h, o Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) vai promover no auditório do Fórum Trabalhista de Manaus um evento para celebrar a aprendizagem profissional. Além da formatura da turma pioneira de nove aprendizes do TRT-11, também será realizada de forma inédita a 1ª Feira do Empreendedorismo Jovem.

A solenidade terá como anfitriões o presidente do TRT-11, desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva, e a corregedora regional e coordenadora do Comitê de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, desembargadora Joicilene Jerônimo Portela. O paraninfo da turma será o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Lélio Bentes, que participará por meio de videoconferência.

O público-alvo são magistrados, servidores, educadores, jovens aprendizes e familiares. Não há necessidade de inscrição e quem não puder participar presencialmente poderá acompanhar a transmissão no canal do TRT-11 no YouTube.

Coordenado pelo Comitê de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do TRT-11, o evento conta com o apoio de órgãos parceiros. De acordo com a desembargadora Joicilene Jerônimo Portela, a ideia é celebrar o êxito dos jovens que concluíram a primeira experiência profissional. Além disso, o momento será oportuno para apresentar projetos e ações que podem auxiliá-los na etapa pós-aprendizagem.

Durante a feira, as instituições parceiras terão a oportunidade de apresentar casos de sucesso de empreendedorismo juvenil e os estudantes poderão se inspirar nessas trajetórias bem-sucedidas. “Ser um jovem aprendiz é um marco na vida dos estudantes, especialmente daqueles oriundos de famílias mais vulneráveis. Por este motivo, queremos mostrar novas possibilidades profissionais que podem ser abraçadas após essa experiência enriquecedora”, explica a magistrada.

Turma pioneira de aprendizes

Nove aprendizes vão participar da formatura. Eles encerraram as atividades no TRT-11 após seis meses de prática da aprendizagem profissional. Os jovens integraram a turma pioneira do programa Aprendiz no Trabalho, idealizado pelo Comitê de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem do Regional e implementado em 2023.

Uma cerimônia simbólica de encerramento ocorreu no dia 2 de maio deste ano e contou com a presença dos aprendizes, magistrados, servidores e convidados. Os estudantes atuaram na Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) e na Secretaria de Gestão de Pessoas (SGPES) do TRT-11.

Para a contratação dos jovens, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) atuou como entidade formadora, enquanto a empresa Plastiflex Empreendimentos da Amazônia Ltda. foi a contratante. Ao abrir as portas para receber jovens contratados como aprendizes pelas empresas privadas, o TRT-11 assumiu o papel de entidade concedente da parte prática da aprendizagem.

De acordo com a Lei n◦ 10.097/2000, empresas de médio e grande porte são obrigadas a contratar jovens aprendizes. Nas entidades sem fins lucrativos e empresas de pequeno porte, a contratação é facultativa.

Confira os nomes dos formandos:

CAUÃ MARQUES BRITO
DARLISON RIBEIRO FRANCA
DAVI FELIPE DE OLIVEIRA PINTO
DIONE BERNALDINO DE CASTRO
LISANDRI VALENTINA DURAN GRATEROL
LUIZ VINÍCIUS LIMA MACIEL
MOISÉS MIGUEL DA COSTA
PABLO ENRIQUE DA SILVA BERNALDINO
PEDRO THIAGO SOUZA FRANCO

Formatura da 1ª turma de aprendizes e 1ª Feira do Empreendedorismo Jovem
Data: 2 de julho de 2024
Horário: 9h
Local: Auditório do Fórum Trabalhista de Manaus (Rua Ferreira Pena, 546 – Centro)

Artigo anteriorIsabelle Nogueira vai desfilar como musa da Grande Rio em 2025
Próximo artigoLeilão do TRT-11 que acontece em 15/7 tem bens avaliados em quase R$ 10 milhões