Carlos Andrade

Em outubro de 2024, o Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) celebrará os 20 anos de atuação de sua Ouvidoria com uma exposição especial intitulada “A Ouvidoria Carrega Marcas Históricas”. . A exposição será lançada oficialmente no dia 2 de outubro, durante Sessão Plenária, na sede do Tribunal (Avenida Visconde de Porto Alegre, Praça 14, zona centro-oeste) e promete ser um marco importante na história da Ouvidoria.

A mostra tem como objetivo destacar o papel fundamental da escuta institucional, tanto no setor público quanto privado, promovendo a participação cidadã na avaliação e fiscalização da qualidade dos serviços oferecidos pelo TRT. O conteúdo, desenvolvido com base na curadoria da historiadora Francisca Deusa Sena da Costa, será exibido em banners e vídeos, retratando desde a criação das Ouvidorias na Justiça do Trabalho até a gestão atual e iniciativas como a Ouvidoria Itinerante.

Sob a coordenação do ouvidor regional, Desembargador David Alves de Mello Junior, a exposição será um marco na comemoração das duas décadas de trabalho da Ouvidoria do Tribunal, que é reconhecida como um espaço essencial para o exercício democrático. O evento contará também com o apoio da equipe de servidores da Divisão da Ouvidoria, composta por Claudia Jacob, Mário Nunes, Rafael Ramos, e a estagiária de Direito Tássila Menezes.

Objetivos da Exposição

O evento tem como principal objetivo divulgar a trajetória da Ouvidoria, seu papel de escuta institucional e sua importância no fortalecimento da administração pública. Além de celebrar a Resolução nº 432/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que reconhece as Ouvidorias Judiciais como órgãos autônomos e integrantes da alta administração da Justiça, a exposição pretende dar visibilidade ao trabalho cotidiano de ouvidores e servidores, incluindo a Ouvidoria da Mulher.

Outro ponto relevante será a apresentação da história e memória da Ouvidoria do TRT da 11ª Região, evidenciando sua evolução ao longo de 20 anos e impulsionando a participação social dos usuários do serviço na jurisdição. A exposição estará disponível nos principais prédios do Tribunal em Manaus, incluindo a sede, o Prédio Administrativo (Avenida Tefé, também na Praça 14) e o Fórum Trabalhista (Rua Ferreira Pena, Centro). A partir de 2025, a intenção é expandir a mostra para o Fórum Trabalhista de Boa Vista, em Roraima, e outras instituições interessadas.

Artigo anteriorDiarista suspeita de furtar R$ 500 mil dos patrões não pode ser presa
Próximo artigoI Congresso Previdenciário do Amazonas reúne os maiores especialistas do Brasil