
O presidente dos Estados Undios, Donald Trump, afirmou que empresas petrolíferas estão explorando “locais” na Venezuela, sinalizando que seus objetivos no país após a captura de Nicolás Maduro estão avançando. A declaração aconteceu nesta quinta-feira (29/1) durante reunião na Casa Branca.
“As principais companhias petrolíferas estão indo à Venezuela agora para explorar e escolher locais. Elas trarão enorme riqueza para a Venezuela e para os Estados Unidos”, declarou o líder norte-americano sem dar maiores detalhes sobre datas.
Dias antes, o governo interino venezuelano, liderado pela vice de Maduro, Delcy Rodríguez, defendeu reformas que impactariam o setor petrolífero do país — e a forma da Venezuela se relacionar com os EUA.
Em uma consulta pública sobre a reforma parcial na Lei de Hidrocarbonetos Orgânicos de 2006, a presidente do país afirmou que tal mudança pode gerar “importantes fluxos de investimentos internacionais”. Caso seja aprovado, a medida permitirá que empresas estrangeiras operem no setor petrolífero venezuelano, antes sob controle estatal.
Desde a queda de Maduro, acusado pela Justiça dos EUA de ter ligações com o tráfico de drogas, a nova administração norte-americana deu uma guinada rumos aos interesses norte-americanos no país. Entre eles, negociações e aberturas ligadas ao petróleo da Venezuela, o país com as maiores reservas do combustível fóssil ao redor do mundo.
A mudança de postura surgiu após Trump ameaçar as atuais lideranças, afirmando que as mesmas poderiam pagar um “alto preço” caso não colaborassem com Washington.
Com informações de Metrópoles.







