
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revelou que o espaço aéreo da Venezuela será reaberto para voos comerciais, e que turistas poderão visita o país latino-americano “em breve”. A declaração do líder norte-americano aconteceu nesta quinta-feira (29/1) durante reunião na Casa Branca.
A decisão, informou o presidente dos EUA, foi tomada após uma conversa com a atual presidente interina do país, Delcy Rodríguez. A previsão é de que o espaço aéreo venezuelano seja reaberto até o final do dia.
“Falei com a presidente da Venezuela”, disse Trump. “Informei-a que abriríamos o espaço aéreo sobre a Venezuela. Muito em breve, os cidadãos poderão viajar para a Venezuela com segurança, e alguns venezuelanos que queiram regressar poderão fazê-lo”.
Desde o fim de novembro de 2024, o espaço aéreo venezuelano enfrenta um bloqueio norte-americano. Na época, o presidente dos EUA afirmou que a medida era válida para “companhias aéreas, pilotos, traficantes de drogas e traficantes de pessoas”.
A decisão fazia parte da pressão de Washington contra o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, que agora aguarda ser julgado por um tribunal norte-americano. Ao lado de sua esposa Cilia Flores, ele é acusado de manter ligações com o tráfico internacional de drogas.
Depois da captura do líder chavista, e da troca de poder, o novo governo do país se aproximou dos EUA — que deve manter forte presença na Venezuela até um período de transição, conforme já anunciou Trump.
Nos últimos dias, Delcy Rodríguez deu diversas sinalizações positivas aos interesses norte-americanos. Entre elas, negociações que envolvem o petróleo venezuelano.
Por conta disso, o líder norte-americano tem feito diversos elogios a sua homóloga venezuelana. Ao anunciar a reabertura do espaço aéreo do país, Trump agradeceu Delcy, e afirmou que as relações entre Washington e Caracas “têm sido muito sólidas e muito boas”.
Com informações de Metrópoles.







