Reprodução/Redes sociais

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, avaliou nesta sexta-feira (5/9) que parece ter “perdido” a Índia e a Rússia para a China. A declaração foi feita por Trump na rede social que ele possui, a Truth Social, acompanhada de uma foto dos líderes juntos.

“Parece que perdemos a Índia e a Rússia para a China, a mais profunda e sombria. Que eles tenham um futuro longo e próspero juntos! Presidente Donald J. Trump”, escreveu o presidente dos EUA.

O presidente da China, Xi Jinping, recebeu alguns líderes, como o presidente da Rússia, Vladimir Putin; o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi; e o ditador norte-coreano, Kim Jong-un. Eles se encontraram na China para a Cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCX), que reuniu o bloco de cooperação política, econômica e militar formado por nove países: China, Índia, Irã, Rússia, Bielorrússia, Cazaquistão, Paquistão, Tadjiquistão e Uzbequistão.

Além de conversarem, os líderes acompanharam um grande desfile militar chinês, no qual foram apresentadas novas armas das forças armadas comandadas por Xi Jinping.

Eles acompanharam o desfile militar que celebrou o 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês, após a rendição formal do Japão na Segunda Guerra Mundial, na quarta-feira (3/9).

“Conspiram contra os Estados Unidos”

Trump tem mostrado que não ficou satisfeito com o encontro dos líderes na China e afirmou que Putin e Kim Jong-un conspiraram contra os Estados Unidos ao participarem juntos do evento em Pequim.

“Por favor, transmitam meus mais calorosos cumprimentos a Vladimir Putin e Kim Jong-un, enquanto conspiram contra os Estados Unidos da América”, escreveu Trump em tom irônico, na terça-feira (2/9).

Na mesma mensagem, ele disse esperar que o presidente chinês, Xi Jinping, lembre-se doo sacrifício de milhares de norte-americanos que morreram no combate contra a ocupação japonesa e destacou que os EUA contribuíram para garantir a liberdade da China.

“A grande questão a ser respondida é se o Presidente Xi, da China, mencionará ou não a enorme quantidade de apoio e ‘sangue’ que os EUA deram à China para ajudá-la a garantir sua LIBERDADE de um invasor estrangeiro muito hostil. Muitos norte-americanos morreram na busca da China por Vitória e Glória. Espero que sejam devidamente homenageados e lembrados por sua bravura e sacrifício!”, enfatizou o republicano.

O desfile foi transmitido pela televisão estatal chinesa. Os telões gigantes exibiam símbolos da paz, enquanto a multidão agitava milhares de bandeiras vermelhas distribuídas pelo regime. Com informações de Metrópoles.

Artigo anteriorQuinze pessoas morrem após ônibus despencar de penhasco no Sri Lanka
Próximo artigoEm conversa com von der Leyen, Lula prevê data para acordo com a UE