Presidente dos EUA, Donald Trump, embarca no avião presidencial para viagem ao Alasca na base aérea de Andrews, em Maryland • REUTERS/Kevin Lamarque

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (11) que a incursão de drones da Rússia na Polônia pode ter sido um erro.

“Não estou feliz com nada que tenha a ver com toda essa situação, mas espero que isso acabe”, disse Trump aos repórteres antes de embarcar no Marine One.

Na última terça-feira, drones russos invadiram o espaço aéreo polonês próximo da fronteira com a Ucrânia.

O primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, pediu aos aliados da Otan que não “fingissem que nada aconteceu” e alertou que trabalharia junto à Kiev para desenvolver tecnologia antidrones. 

O chefe do Departamento de Segurança da Polônia considerou que a incursão de drones de Moscou foi uma “espécie de prelúdio” para os próximos exercícios militares da Rússia em Belarus.

Invasão de drones da Rússia

Nesta semana, o premiê polonês disse que acionou o artigo 4 do Tratado da Otan após a invasão do espaço aéreo do país pela Rússia durante ataques contra a Ucrânia.

O governo informou que 19 drones russos invadiram o espaço aéreo polonês e aqueles que representavam ameaça foram abatidos. Aeronaves da Polônia e aliados da Otan foram mobilizadas na operação.

“O fato de esses drones, que representavam uma ameaça à segurança, terem sido abatidos muda a situação política. Portanto, as consultas entre aliados assumiram a forma de um pedido formal para ativar o Artigo 4 do Tratado da Otan”, disse Tusk.

O artigo prevê que as partes devem ser consultadas sempre que “a integridade territorial, a independência política ou a segurança” de qualquer uma delas estiver ameaçada.

Com informações de CNN Brasil.

Artigo anteriorPrimeira Turma do STF condena Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses por trama golpista
Próximo artigoRubio promete resposta dos EUA após condenação de Bolsonaro