
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky em sua residência em Mar-a-Lago, em Palm Beach, Flórida, na tarde deste domingo (28). O americano disse a repórteres que acredita que tanto Zelensky quanto o presidente russo Vladimir Putin desejam chegar a um acordo de paz.
Questionado sobre se acredita que Putin está falando sério sobre a paz, Trump disse: “Acho que sim — acho que sim, acho que ambos estão.”
Mas, ao ser questionado se a reunião de hoje levará a um acordo, Trump se mostrou mais ambíguo.
“Depende — acredito que temos os elementos para um acordo”, disse ele, acrescentando que o conflito entre Rússia e Ucrânia tem se mostrado “difícil” de resolver, mas que “vamos conseguir; teremos uma ótima reunião hoje”.
Trump se recusou a comentar se espera um acordo antes do final do ano, dizendo: “Não tenho prazos. Sabe qual é o meu prazo? Acabar com a guerra.”
Questionado sobre os contínuos bombardeios aéreos da Rússia contra a Ucrânia, Trump sugeriu que Putin ainda estava empenhado em pôr fim à guerra, salientando que a Ucrânia também havia realizado seus próprios ataques contra a Rússia.
Putin está “muito sério, acho que posso dizer isso”, disse ele aos repórteres. “Acredito que a Ucrânia também tenha realizado alguns ataques muito fortes, e não digo isso de forma negativa, acho que é preciso dizer isso.”
Trump também confirmou que planeja conversar novamente hoje com o presidente russo, após a conclusão de suas conversas com Zelensky. Os dois já haviam conversado antes do encontro entre Ucrânia e Estados Unidos.
Com informações de CNN Brasil.







