Reprodução/X – Joe Raedle/Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o e o governador de Minnesota, Tim Walz, conversaram por telefone e sinalizaram com uma possível trégua entre o republicano e o democrata após deavenças devido às duas mortes que ocorreram no estado em operações do Serviço de Imigração dos EUA (ICE, na sigla em inglês).

Trump classificou a ligação como “muito proveitosa” e disse que os dois parecem estar em sintonia. Ele ainda afirmou que Walz ficou feliz com o envio de Tom Homan, o “czar da fronteira” dos EUA, a Minnesota.

Já Walz afirmou que o presidente dos EUA concordou em analisar a possbilidade de reduzir o número de agentes federais e que as mortes envolvendo agentes do ICE precisam de “investigações imparciais”.

Trump também conversou com Jacob Frey, prefeito de Mineápolis, cidade onde ocorreram as duas mortes envolvendo agentes do ICE. Frey afirmou que gostou da conversa e irá falar com Tom Homan nos próximos dias.

Tensão com o ICE em Minnesota

  • Em dezembro de 2025, o governo Trump lançou uma operação nominada “Metro Surge”, que aumentou o número de agentes federais e a repressão em ações contra a imigração ilegal em Minnesota, principalmente nas cidades de Mineápolis e Saint Paul.
  • Durante uma ação do ICE no dia 7 de janeiro, um agente atirou e matou uma mulher, Renee Good, de 37 anos.
  • A morte de Renee gerou protestos da população contra operações do ICE, e os governos federal e estadual trocaram acusações.
  • Trump acusou o governador Tim Walz e o prefeito Jacob Frey de incitarem resistência e violência contra agentes federais, enquanto Walz alegou que o presidente “quer dar um show midiático” com as operações.
  • Nesse sábado (24/1), outro cidadão foi morto por agentes do ICE – Alex Pretti de 37 anos.

Nos dois incidentes fatais, o Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS), órgão que supervisiona o ICE, defendeu os agentes e afirmou que eles atiraram em legítima defesa.

Após a repercussão da morte de Alex Pretti, registrada em vídeo, o governo Trump afastou de Minnesota o chefe do ICE Gregory Bovino, e enviará Tom Homan, comandante da política migratória dos EUA, para se reportar diretamente a ele.

 
 
Artigo anteriorMistério: mulher é achada morta em calçada perto de lixão no litoral de SP
Próximo artigoCetam abre inscrições para vagas em cursos gratuitos de qualificação em Manaus nesta quarta-feira