
Em meio à tensão envolvendo os Estados Unidos e a União Europeia acerca da Groenlândia, o presidente norte-americano, Donald Trump, publicou uma imagem em que ele finca uma bandeira dos EUA na Groenlândia.
A imagem mostra Trump segurando a bandeira dos EUA em um cenário com neve, ao lado do vice-presidente dos EUA, JD Vance, e o secretário de Estado, Marco Rubio. Uma placa na imagem trás o escrito “Groenlândia, território dos Estados Unidos, estabelecido em 2026.”
Entenda a disputa pela Groenlândia
- A Groenlândia é um território autônomo, porém pertencente ao reino da Dinamarca – política externa e a defesa do território são responsabilidade dinamarquesa.
- A região é considerada estratégica pelos EUA devido à sua posição no Ártico. Há bases militares norte-americanas na região e Trump alega que é um território “essencial para a defesa dos Estados Unidos”.
- Como parte da comunidade dinamarquesa, a Groenlândia é membro da Otan, assim como os Estados Unidos.
No sábado (17/1), Trump ameaçou impor tarifas a oito países da Europa, em busca de pressioná-los a aceitarem a anexação da Groenlândia pelos EUA.
Resposta da União Europeia
Em resposta às ameaças de Trump, diversos países europeus membros da Otan, como Alemanha, Suécia e Noruega, enviaram militares à região da Groenlândia, a pedido da Dinamarca.
Após a ameaça de Trump de impor tarifas a países europeus, a União Europeia convocou uma reunião de emergência no domingo (18/1). O bloco avalia uma retaliação comercial que pode chegar a € 93 bilhões (cerca de R$ 580 bilhões) contra os Estados Unidos.
Com informações de Metrópoles.







