Foto: Divulgação/Exército

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, nesta terça-feira (22), o envio de tropas federais para reforçar a segurança em Manaus no segundo turno das eleições municipais, que ocorrerá no próximo domingo (27). Além de Manaus, as cidades de Fortaleza e Caucaia (CE) também receberão o apoio militar.

A solicitação de tropas federais é feita quando as autoridades locais de segurança informam à Justiça Eleitoral que o efetivo policial disponível não é suficiente para garantir a tranquilidade e a ordem durante o pleito. A operação será coordenada pelo Ministério da Defesa, responsável pela logística e mobilização das forças de segurança.

No primeiro turno, 12 estados receberam o apoio das Forças Armadas para garantir o funcionamento das eleições. Para o segundo turno, cerca de 34 milhões de eleitores em 51 cidades, incluindo 15 capitais, voltarão às urnas para escolher seus prefeitos. Em Manaus, a disputa está entre o atual prefeito David Almeida (Avante) e o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), em uma eleição marcada por intensa polarização e expectativa de alto comparecimento nas urnas.

A presença das tropas federais em Manaus tem como objetivo garantir que o processo eleitoral transcorra de forma segura, evitando quaisquer incidentes que possam comprometer o andamento da votação. A cidade, assim como as demais localidades que receberão o reforço, tem um histórico de pedidos de apoio federal em eleições anteriores, devido ao grande número de eleitores e à complexidade logística das operações de segurança.

Fortaleza e Caucaia, no Ceará, também terão a presença de tropas federais. Na capital cearense, a disputa será entre André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT), enquanto em Caucaia, Naumi Amorim (PSD) e Waldemir Catanho (PT) concorrem à prefeitura.

Vale destacar que o segundo turno será realizado apenas para o cargo de prefeito, sem a necessidade de uma nova votação para vereadores.

Artigo anteriorBarcelona é freguês do Bayern de Munique? Confira retrospecto
Próximo artigoJoão Guilherme surpreende Virginia ao aparecer na festa de Maria Flor