Foto: Ely Caldeira

O Projeto de Lei n° 854/ 2023, proposto pelo deputado estadual Cristiano D’Angelo (MDB), que incentiva o fomento do turismo rural no Amazonas, foi aprovado na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e segue para sanção governamental.

O PL determina a promoção do desenvolvimento econômico e social das áreas rurais, além de valorizar o patrimônio cultural e ambiental através da oferta turística.

O Ministério do Turismo define o turismo rural como o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas em áreas rurais, agregando valor a produtos e serviços da agropecuária e destacando o patrimônio cultural das comunidades.

O PL n° 854/2023 é uma oportunidade estratégica para diversificar a economia do Estado, proporcionando novas fontes de renda para as comunidades rurais e reduzindo a dependência de setores econômicos tradicionais.

“Esse incentivo é fundamental para valorizar a nossa cultura e preservar o meio ambiente, ao mesmo tempo em que impulsiona a economia local. Devemos aproveitar as inúmeras possibilidades turísticas do nosso Estado. Através do turismo rural, não só ampliamos a geração de renda, mas também mostramos ao mundo o valor do nosso patrimônio cultural e ambiental,” ressalta o deputado Cristiano D’Angelo.

Como presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Comapa), Cristiano D’Angelo se destaca em iniciativas que beneficiam o setor rural.

Recentemente, foi aprovado pela Casa Legislativa, o PL n° 21/2024 do parlamentar, que estabelece a Política Estadual de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar. Além desse, o Projeto de Lei n° 661/2024, que reconhece a Feira e Exposição Agropecuária de Manacapuru (ExpoManacá) como Patrimônio Cultural Imaterial do Amazonas, segue em tramitação, aguardando parecer da Comissão de Justiça e Redação (CCJR).

Dados do Ministério do Turismo mostram que o turismo rural vem crescendo e atrai visitantes interessados em experiências autênticas e na natureza, especialmente no interior do Brasil.

No Amazonas, esse tipo de turismo pode ter um impacto ainda mais significativo, devido à abundância de áreas naturais únicas e culturas locais vibrantes.

O turismo rural oferece uma nova fonte de renda para as comunidades rurais amazonenses, além de gerar empregos diretos e indiretos e promover a conservação ambiental através da valorização de práticas sustentáveis.

Artigo anteriorA origem das joias encontradas com o delator do PCC
Próximo artigoProjeto de capacitação profissional para adolescentes e jovens haitianos realiza formatura de turma