Reprodução/ Carabineros Región de Antofagasta

Pelo menos 27 pessoas, incluindo 19 brasileiros, estão isoladas desde a madrugada desta quinta-feira (26/6) em uma estrada na região do Deserto do Atacama, no Chile, após forte nevasca bloquear a passagem internacional de Jama, a mais de 4.200 metros de altitude.

Segundo o Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred), o grupo — que inclui também três membros do Conselho de Povos de Atacama (CPA) e cinco caminhoneiros — está seguro e abrigado dentro dos veículos.

O bloqueio ocorreu após um ônibus escorregar e obstruir a via completamente coberta por gelo e neve. A visibilidade está praticamente zerada devido aos ventos intensos. Outros quatro caminhões e um ônibus com destino a Arica também estão retidos.

Operação de resgate em andamento

Equipes de resgate civil, Exército, Polícia Nacional e o Serviço Andino de Resgate atuam desde a noite anterior para alcançar os turistas. Os agentes estão em Hito Cajón, a cerca de 35 km do local, tentando avançar por rotas alternativas.

“É apenas uma questão de tempo até conseguirmos chegar ao local e retirar todos com segurança”, afirmou o prefeito de San Pedro de Atacama, Justo Zuleta Santander.

Segundo as autoridades chilenas, as condições climáticas melhoraram nesta manhã, o que deve favorecer a chegada das equipes de salvamento ao ponto exato onde os veículos estão retidos.

Com informações de Metrópoles

Artigo anteriorCom apoio do Governo do Amazonas, Almanaque do Festival de Parintins é lançado na Ilha Tupinambarana
Próximo artigoIrã ameaça suspender cooperação com agência nuclear da ONU após ataques dos EUA e Israel