A Turma do Curumim está completando 40 anos de criação e para comemorar, o Manauara Shopping está com uma super programação. O público pode visitar a Floresta do Curumim e se divertir no circuito de atividades educacionais. A programação segue até o Dia do Cartunista, 30/01, homenageando as criações do cartunista Mário Adolfo que ilustraram por décadas as páginas dos principais jornais locais.

O indiozinho Curumim é um menino inquieto, corajoso e luta para defender a floresta contra a ação dos invasores. O personagem é Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Amazonas e levanta grandes questionamentos sobre a preservação do meio ambiente.

Ao seu lado, está a Sarah Patel, uma tartaruguinha vaidosa, questionadora e politizada. A personagem surgiu como um protesto contra o risco de extinção que a tartaruga da Amazônia sofria na época de sua criação. Outro personagem da turma é o Jara, um sábio jaraqui que percorre a Amazônia combatendo a poluição dos rios.

Já a indiazinha Murupi chega com uma personalidade calorosa, seu nome é uma homenagem à mais deliciosa, cheirosa e picante pimenta do estado. O Jacaretinga é um jacaré que morre de medo de virar sapato, carteira ou cinto de couro. Na época de sua criação, o então governador do Amazonas, Gilberto Mestrinho, passou a pregar a exploração comercial da pele de jacaré, visando evitar a superpopulação.

O Mr. Okey é o vilão dessa história. O invasor biopirata, foi criado numa época em que não se falava de biopirataria. Sua missão é criar maneiras de explorar a biodiversidade da Amazônia, porém seus planos são sempre frustrados pela Turma do Curumim.

“Desde o lançamento da Turma do Curumim no ano de 1983, vemos a importância de abordar assuntos relacionados à preservação do meio ambiente e a valorização de aspectos da cultura local. Hoje os fãs da turma têm a possibilidade de conhecer e interagir com os personagens no Manauara Shopping”, afirmou Mário Adolfo, cartunista.

Programação da Floresta do Curumim

A Floresta do Curumim oferece gratuitamente oficinas, teatrinhos, espaços instagramáveis, brincadeiras e jogos para crianças de 02 a 11 anos. O espaço funciona no Piso Castanheiras, em frente a Ramsons, todos os dias durante o horário de funcionamento do centro de compras.

A criançada pode se divertir no Ateliê de pintura da Sarah Patel, no Igarapé do Jara, ajudando o peixe a limpar o rio, brincar na Plantação da Murupi e conhecer as frutas da região ou se embalar no Redário do Lourival enquanto lê um gibi da Turma do Curumim. Além disso, tem o Teatro do Curumim com sessões todos os dias às 15h e 19h, e o encontro com os personagens da Turma das 16h às 18h30.

“A programação tem sido um verdadeiro sucesso de público. A proposta é valorizar esse personagem genuinamente manauara que nos ensina muito sobre como cuidar da natureza. A criançada pode conhecer, se divertir e aprender mais sobre a nossa biodiversidade”, disse Isa Lucena, gerente de marketing do Manauara Shopping.

Sobre o Manauara Shopping 

Inaugurado em abril de 2009, o Manauara Shopping tem sua temática inspirada na fauna, na flora e na cultura da Amazônia, representados em grafismos, decoração, e mobiliários que possuem acabamento com cores e materiais do artesanato local. O “Encontro das Águas” dos rios Negro e Solimões, uma das maiores atrações turísticas de Manaus, inspirou o logotipo do empreendimento e está representado na cobertura do edifício.

Com 47 mil m² de ABL, possui 234 lojas distribuídas entre os seus quatro pisos: Buriti, Açaí, Tucumã e Castanheiras. Além de 10 lojas âncoras, conta com uma ampla oferta de lazer com salas de cinema UCI, o Magic Games – espaço de jogos e diversões eletrônicas – e um teatro com 600 lugares.

O Manauara Shopping possui o Certificado de Excelência 2016, na categoria Compras do TripAdvisor, pela boa qualidade das avaliações que recebe de clientes e visitantes e está em terceiro lugar na categoria Pontos Turísticos da cidade de Manaus.

Artigo anteriorGarantido e Caprichoso, pausam a rivalidade que fomenta o Festival de Parintins e se unem em prol dos Yanomamis
Próximo artigo“Aqui tem cultura” é o novo projeto de divulgação e valorização dos espaços culturais da cidade