No Dia Mundial do Meio Ambiente, a Unidade Básica de Saúde “Ivone Lima”, Ouro Verde, Coroado III, reuniu estudantes da Escola Municipal Maria Rodrigues Tapajós, no mesmo bairro, para uma ação de reciclagem e de criação de hortas com plantas medicinais. A ação é o resultado de um trabalho que teve início no dia 12 de abril, com a intenção aproveitar o espaço ocioso que havia nos fundos da unidade básica de saúde.
Segundo o secretário municipal de saúde, Marcelo Magaldi, a ação é um exemplo bem sucedido da parceria entre os gestores, da UBS e da Escola Municipal, para tornar a área que existia, sem uso, atrás da unidade de saúde para aulas extraclasse que facilitam o aprendizado desses estudantes.
“Nós conseguimos dispor de mudas de plantas medicinais que auxiliaram no conhecimento de forma prática, tanto da nomenclatura dessas plantas quanto do processo de plantio. Por enquanto, as que já estão plantadas vão ficar protegidas com a utilização de pneus que foram reciclados e agora servem de canteiro para abrigá-las”, declarou Magaldi.
Entre as plantas medicinais que estão nos canteiro da UBS estão a corama, manjericão, malvarisco, capim santo, hortelã, pobre velho e babosa.
Segundo a diretora da unidade Ivone Lima, Francicleia dos Santos Azevedo, a intenção é que esse trabalho possa motivar a criação de canteiros domésticos e que essas plantas possam servir para a infusão de chás e outros extratos medicinais que auxiliam, de forma complementar, alguns tratamentos.
“Além da horta baixa, nós também estamos produzindo as hortas suspensas, com as mesmas mudas. Neste caso, nós estamos reciclando garrafas pet para abrigarem as plantas. Elas são coloridas e servem de ornamentação da parede da unidade de saúde”, declarou Francicleia.
A atividade também cumpre o cronograma curricular dos estudantes na disciplina ‘Plantas Medicinais e Horticultura’, em ciências.
De acordo com o professor da disciplina, Afonso Luiz Muniz de Souza, as aulas extraclasses acabam tornando o processo de aprendizado mais rico e atraente.
“A gente nota, ao longo de processos deste tipo, que as aulas se convertem em melhoria do desempenho escolar. As notas dos alunos são maiores porque o conhecimento foi bem absorvido”, declarou Afonso.
Dia Mundial do Meio Ambiente
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado em 1972, na Assembleia Geral das Nações Unidas. A criação da data marcou a abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano e ficou conhecida como Conferência de Estocolmo.
Na ocasião, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e criou a Declaração da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente, que apresenta princípios que visam à melhoria da preservação do meio ambiente.










