Trigo durante a colheita na região de Zaporizhzhia, na Ucrânia • 29/06/2024REUTERS/Stringer

Em um raro contra-ataque, as tropas ucranianas reassumiram o controle de alguns assentamentos na região sul da cidade de Zaporizhzhia, de acordo com vídeos geolocalizados e produtores de conteúdo militares.

As forças ucranianas haviam perdido um extenso território em Huliaipole e seus arredores, um importante centro urbano, no final de dezembro. Huliaipole fica a cerca de 80 quilômetros a leste da capital regional, Zaporizhzhia, que tinha uma população de mais de 700.000 habitantes antes da guerra.

Nos últimos dias, produtores de conteúdo militares russos relataram uma nova ofensiva ucraniana na área.

Combatentes ucranianos publicaram imagens nesta segunda-feira (9) mostrando que controlavam duas aldeias a noroeste de Huliaipole. As Forças de Defesa do Sul da Ucrânia afirmaram que uma delas – Ternuvate – era “nossa!”, após unidades russas terem reivindicado a ocupação do assentamento.

Em dezembro de 2025, unidades ucranianas menos bem equipadas foram amplamente superadas em número pelas brigadas russas, que tomaram centenas de quilômetros quadrados de território em Zaporizhzhia.

As tropas ucranianas estão em grande desvantagem numérica em alguns trechos da linha de frente de 1.000 quilômetros, e têm dificuldades para mobilizar forças adicionais a fim de compensar as perdas, segundo diversos analistas.

“Isso significa que os comandantes precisam tomar decisões difíceis sobre onde atacar, onde defender e onde torcer para que os russos não explorem as brechas nas linhas ucranianas”, escreveu o analista David Axe no início de janeiro.

Mas os ucranianos agora parecem ter se reagrupado a noroeste de Huliaipole, renovando os esforços para repelir as forças russas para além do rio Haichur.

Em outros pontos da linha de frente, analistas afirmam que as forças russas lançaram incursões de pequena escala através da fronteira norte dos dois países, na região ucraniana de Sumy.

O exército ucraniano relatou um aumento nos confrontos em campo de batalha ao longo da frente nos últimos dias. O exército ucraniano afirmou nesta segunda-feira (9) que um ataque a um armazém na cidade russa de Rostov-on-Don destruiu cerca de 6.000 pequenos drones e componentes.

Com informações de CNN Brasil.

Artigo anteriorPF é comunicada para prender Oruam se ele tentar sair do país
Próximo artigoPF prende mulher em operação Conexão Boliviana contra o tráfico em Rondônia