Divulgação

Com a missão de construir uma visão de futuro e integração no ecossistema de inovação brasileira e internacional, a Agência de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual da Universidade do Estado do Amazonas (Agin/UEA) reuniu mais de 60 parceiros para propor o “Planejamento Estratégico de Inovação”. A atividade ocorreu na segunda-feira (9), no Casarão da Inovação Cassina, rua Bernardo Ramos, n.° 290, Centro.

Ao longo dos anos, a UEA tem-se destacado como uma das principais forças motrizes das ações de inovação na região amazônica, com impactos até em outras regiões do país, seja por meio de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), atividades de capacitação ou outras ações inovadoras. A atuação tem proporcionado uma significativa captação de recursos em projetos inovadores e gerando impactos na formação de milhares de jovens, disseminando a cultura da inovação.

“O que queremos é uma construção de inovação em diversas áreas temáticas e que vão gerar um documento final do planejamento estratégico da inovação dentro do Amazonas e Amazônia e cada instituição parceira vai poder utilizar o documento como uma forma de implementar as ações. Isto é pioneiro, isto é único, é um marco histórico dentro do Amazonas e dentro da Amazônia, porque ninguém ainda fez um planejamento estratégico dessa natureza, integrando os parceiros de forma harmônica e colaborativa”, afirmou o diretor da Agin/UEA Prof. Dr. Antônio Mesquita.

Responsável por coordenar a dinâmica do evento, o consultor do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Prof. Dr. Giancarlo Stefannuto, explicou que sobre o objetivo de construir uma visão de futuro a respeito da inovação. “Estamos unindo uma quantidade de atores do ecossistema que a gente chama do ecossistema de inovação aqui da região para esse objetivo de construir uma visão de futuro de dez anos para a região”.

Além disso, a UEA tem proporcionado oportunidades de aprimoramento profissional para seus docentes, gerando uma vibrante base tecnológica em suas unidades.

Entre as entidades participantes do evento estiveram o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a Federação Das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), o Comando Militar da Amazônia (CMA), a Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomercio), além de órgãos do Estado e do município.

Representando o reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, o pró-reitor de Planejamento da UEA, Prof. Dr. Isaque Sousa, destacou que a UEA e a gestão do reitor André Zogahib, estão de braços abertos, de mente aberta sobretudo, para contribuir e apoiar o que for necessário as atividades.

“Essa união é a combinação que precisamos para inovar o nosso ecossistema no estado do Amazonas. Grandes poderes, grandes responsabilidades e sabemos o quanto a sociedade amazonense espera de nós: UEA e todos os parceiros envolvidos. A inovação, vem, sobretudo em termos de dificuldades, em termos de desafios que somos chamados a pensar soluções para os problemas e estamos, no momento, talvez o ápice ou caminhando para esse ápice de desafios e dificuldades que temos um território tão extenso”.

Estivem presentes ainda a coordenadora de qualidade da Escola Superior de Tecnologia (EST), Prof.ª Dra. Samantha Coelho Pinheiro; coordenador de qualidade da ESO, Prof. Dr. Paulo Cesar Diniz; o diretor do Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara (Cesit), Prof. Dr. Luis Antonio; o coordenador do Samsung Ocean, Prof. Dr. Sílvio Marques; diretora do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB/UEA), Sheyla Lobo; e o coordenador do Ocara, Prof. Dr. Marceliano Oliveira. Com informações de D24am.

Artigo anteriorFacção Família do Norte é alvo de megaoperação em Brasília, Tabatinga, Manaus e outras cidades
Próximo artigoPeríodo de semeadura de soja inicia na quarta-feira no Amazonas, alerta Adaf