O UFC 278 apresentou ao mundo o mais novo campeão dos meio-médios da organização na noite de sábado (20), em Salt Lake (EUA). Leon Edwards estava sendo dominado por Kamaru Usman, então dono do cinturão, mas restando apenas 56 segundos para o fim do confronto, o inglês aplicou um chute alto espetacular que “desmontou” o nigeriano. Agora, a coroa da categoria até 77kg pertence ao “Rocky”.

Já no co-main event do UFC 278, Paulo Borrachinha voltou a vencer no Ultimate em uma luta animada contra Luke Rockhold. O ex-campeão dos médios, que não lutava há três anos, se aposentou ainda no octógono. O Brasil não teve o melhor desempenho no show. José Aldo perdeu a série de três vitórias na categoria dos galos ao ser superado por Merab Dvalishvili. Já no card preliminar, Leo Santos, Francisco Figueiredo e Daniel Miojo também foram derrotados.

Edwards nocauteia Usman e conquista cinturão

A luta principal do UFC 278 começou com estudo dos dois lutadores. Leon Edwards teve grande momento inicial ao se tornar o primeiro lutador a derrubar Kamaru Usman na história do UFC. No chão, o inglês já caiu na montada, pegou as costas e atacou o pescoço para finalizar o “Pesadelo Nigeriano”, mas sem sucesso. Após perder o primeiro round, o nigeriano voltou mais agressivo para o segundo assalto e aplicou vários bons golpes no corpo e no rosto do britânico, além de colocar para baixo já na reta final.

O terceiro round teve amplo domínio do africano, onde derrubou com certa facilidade e ficou trabalhando um jogo de pressão com Edwards no chão. O panorama nos três últimos rounds seguiu com domínio de Kamaru, mas faltando apenas 56 segundos para o término do combate, Edwards acertou um chute alto espetacular que “desmontou” Usman imediatamente. O inglês venceu a revanche contra o nigeriano, quando perdeu em 2015, e conquistou o sonhado cinturão dos meio-médios da organização. Agora ex-campeão, o nigeriano perdeu uma série de 15 vitórias seguidas dentro do Ultimate.

Borrachinha vence e Rockhold se aposenta

O round inicial foi intenso com Paulo Borrachinha tomando conta das ações e colocando um ritmo forte no combate. O brasileiro aplicou bons golpes na grande e castigou o rosto de Luke Rockhold. O melhor momento americano foi quando aplicou chutes na linha cintura do mineiro – que ironizou os ataques do adversário. Desgastado fisicamente, o ex-campeão dos médios tinha como principal arma os chutes no segundo assalto, enquanto Borrachinha usou combinações de golpes para atacar.

Artigo anteriorAbel Ferreira e Dorival Júnior comandam os ataques de mais de 100 gols de Palmeiras e Flamengo
Próximo artigoVasco faz 124 anos na expectativa por dias melhores dentro e fora de campo