
Parintins viveu nesta semana um momento histórico com a aula inaugural do primeiro curso de Medicina oferecido no município, pela Faculdade Santa Teresa (FST), que integra o grupo educacional Fametro. O início das atividades acadêmicas foi celebrado com a presença de autoridades locais e grande participação da comunidade, marcando um passo importante para a educação e a saúde no Baixo Amazonas.
Na sexta-feira (29), a reitora do grupo e mantenedora da Santa Teresa, Maria do Carmo Seffair, destacou a relevância da conquista. “Meu coração é só alegria e gratidão por saber que estamos realizando o sonho de tanta gente, levando educação, saúde e oportunidade para o interior do Amazonas”, afirmou.
Maria do Carmo ressaltou ainda os obstáculos enfrentados até a autorização do curso pelo Ministério da Educação (MEC), desde a superação de processos burocráticos até os altos investimentos realizados. “Com fé e determinação, temos persistido em nosso compromisso de transformar vidas por meio da educação. Hoje, após 23 anos, é motivo de orgulho ver a missão sendo cumprida”, completou.
A primeira turma de Medicina da Santa Teresa em Parintins iniciou com 21 estudantes matriculados e oito professores, que vão conduzir os oito semestres de disciplinas teóricas e práticas, além de dois anos de internato.
Para a reitora, o impacto do curso vai muito além da formação de novos profissionais. “O sucesso da Fametro não é apenas nosso, é de todos os amazonenses que, junto conosco, têm gerado emprego e mudado vidas com ensino de qualidade. Parabéns, Parintins, pela primeira turma de Medicina. Daqui a alguns anos estaremos juntos para celebrar a formatura dos primeiros médicos da ilha tupinambarana”, concluiu.










