Rueda (à esq.) com Luciano Bivar nos bons tempos

O União Brasil mudará de comando nesta segunda-feira, 20, para tentar, finalmente, conseguir algum tipo de coesão interna.

O deputado federal Luciano Bivar (PE) deixará o comando da sigla, para car lugar ao advogado Antônio Rueda.

A ideia de Rueda é levar a sigla mais para a chamada “direita democrática” e tentar se reaproximar dos eleitores conservadores. Para 2026, um nome é tido como certo para disputar a presidência da República: o governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Foi ele que arquitetou a saída de Bivar ao lado dos deputados Mendonça Filho (PE) e Elmar Nascimento (BA), do senador Alcolumbre (AP) e do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto — um dos principais articuladores da mudança.

Ainda nesse esforço, o partido deve lançar várias candidaturas de integrantes alinhados à pauta liberal para o pleito municipal de 2024. A principal aposta é o deputado federal Kim Kataguiri (SP), pré-candidato à prefeitura de São Paulo.

O União Brasil surgiu da fusão entre PSL e DEM. O PSL conseguiu atrair boa parte dos deputados bolsonaristas, que depois migraram para o PL com Jair Bolsonaro. Do antigo PSL, restaram, fundamentalmente, os parlamentares mais alinhados à pauta do Palácio do Planalto, como o próprio Bivar. (Com o O Antagonista)

Artigo anteriorPrefeito goiano suspeito de atirar 15 vezes contra ex-mulher tem prisão decretada
Próximo artigo‘Bolsa Universidade’ divulga resultado preliminar em Manaus na terça (21)