
Residentes da Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FDT) estão recebendo atendimentos em saúde bucal na sede da instituição, com o apoio da unidade odontológica móvel da Prefeitura de Manaus, administrada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Na estrutura, os idosos têm acesso a avaliação clínica, limpeza, restauração e outros serviços e procedimentos de saúde bucal da Atenção Primária.
A estrutura móvel foi entregue pelo prefeito David Almeida, ao lado da secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, na terça-feira, 13/1, visando fortalecer a atenção à saúde bucal na rede básica do município. Os primeiros atendimentos ocorreram na quarta-feira, 14/1, após deslocamento do equipamento até a sede da FDT, localizada no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.
Uma das primeiras atendidas foi Maria do Carmo de Almeida, de 75 anos, há três anos residente da FDT. Nesta quarta e quinta-feira, ela passou por procedimentos de limpeza e restauração dentária na unidade móvel. “Foi um atendimento ótimo, o dentista maravilhoso. É uma ótima oportunidade ter esse serviço aqui, pois atividades como ir ao dentista são mais difíceis para nós, por conta da idade”, relata.
Outro usuário recebido na estrutura foi Cícero Nascimento, 81, que vive na fundação desde junho do ano passado. Após passar por avaliação clínica, ele espera conseguir a reposição de uma prótese por meio do serviço móvel. “É ótimo, pois é um serviço que estamos sempre precisando. Facilita muito, e fora daqui ia gastar dinheiro”, diz.
Conforme o cirurgião-dentista da Semsa, Marcílio Monteiro, que integra a equipe da unidade móvel, estão sendo realizados 16 atendimentos por dia na estrutura, por conta dos horários disponíveis para os residentes. A estrutura deverá permanecer na FDT por pelo menos 15 dias, a fim de atender todas as demandas de saúde bucal dos usuários. A instituição abriga hoje 152 idosos.
“Podemos retornar, se preciso, para trazer atendimento especializado. Estamos em um centro de idosos, com grande demanda por protesistas, e temos capacidade técnica de trazer esses e outros especialistas, para realizar os serviços necessários a esses pacientes”, informa.
A diretora-presidente da FDT em exercício, Larissa Meirelles, enfatiza a contribuição da unidade odontológica móvel para o atendimento aos residentes da fundação, ressaltando que muitos deles têm mobilidade reduzida, o que dificulta o traslado até um consultório em outro local.
“Com a unidade móvel aqui, esse transporte é facilitado, sem falar da importância que é a de devolver um sorriso feliz para o rosto deles. Foi uma grata surpresa ter a unidade aqui, pelo tempo necessário até atender todos os nossos idosos”, declara a diretora-presidente.
Estrutura
A unidade odontológica móvel da Semsa dispõe de equipe profissional, insumos e equipamentos para a oferta de todos os procedimentos de saúde bucal da Atenção Primária, incluindo exame clínico, restauração, curativo, extração, entre outros. A estrutura tem ainda gerador de energia e reservatório de água, para autonomia de funcionamento.
Com capacidade para até 20 atendimentos por dia, a unidade itinerante vai contribuir para ampliar a cobertura da saúde bucal em Manaus, ofertando atendimentos prioritariamente a usuários e populações em vulnerabilidade social, como idosos com dificuldade de locomoção, Pessoas com Deficiência (PcDs) e pessoas em situação de rua.
O equipamento de saúde bucal foi destinado à Semsa pelo Ministério da Saúde, que repassou 400 unidades a municípios de todo o Brasil, em ação do “Brasil Sorridente”, dentro do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Saúde. Além de Manaus, apenas São Paulo e Belo Horizonte foram contempladas com a unidade entre as capitais brasileiras.







