Fotos - Divulgação / Semsa

Implementadas há pouco mais de um ano, com o objetivo de fortalecer a assistência básica voltada à população feminina, as Unidades Móveis de Saúde da Mulher, da Prefeitura de Manaus, totalizaram mais de 186 mil procedimentos realizados, até o início deste mês. Gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o serviço iniciou atividades em julho de 2023, com três unidades, e hoje dispõe de cinco estruturas, que atendem usuárias de todas as zonas geográficas da capital.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, destacou o avanço na ampliação da assistência à população feminina promovido pelo serviço móvel. As estruturas móveis, ela aponta, oportunizam às usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), entre elas muitas moradoras de áreas distantes das unidades da rede básica, acesso mais fácil a consultas clínicas, exames, vacinas e outros procedimentos da atenção primária.

“Esses 186 mil procedimentos realizados mostram que as unidades móveis fazem a diferença na vida das nossas usuárias. São milhares de mulheres que estão sendo mais bem assistidas pela rede pública na prevenção de doenças e na promoção da saúde e do bem-estar”, assinala.

Shádia enfatiza em especial, a atuação do serviço itinerante da Semsa no rastreio e na prevenção dos cânceres de mama e do colo do útero, lembrando que as unidades oferecem serviços como coleta do exame preventivo, mamografias e exames diversos de ultrassonografia.

“Com as unidades móveis, por exemplo, conseguimos zerar a fila das mamografias no município. Isso é um ganho enorme, pois representa mais mulheres que estão podendo se cuidar e ter o diagnóstico precoce de um eventual tumor, com chances de cura muito maiores”, afirmou, pontuando que os tumores malignos da mama e do colo uterino são os que mais acometem a população feminina na região Norte.

A chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher, Lúcia Freitas, pontua que as mulheres têm ainda acesso facilitado a exames nas unidades móveis da Semsa. “As usuárias que buscam o serviço podem fazer mamografias e exames de ultrassonografia sem a necessidade de agendamento prévio pelo Sistema de Regulação, o Sisreg”,informa.

Além dos exames, acrescenta Lúcia, as estruturas itinerantes oferecem ao público feminino consultas médicas e de enfermagem, consulta inicial do pré-natal, planejamento reprodutivo, vacinas do calendário básico, testes rápidos de gravidez e para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e dispensação de medicamentos.

“Todos esses serviços e procedimentos estão disponíveis nas unidades de segunda a sexta-feira, em dias úteis, inclusive pontos facultativos da administração municipal, das 7h às 17h. Para atendimento, basta que a usuária apresente documento de identidade e cartão do SUS”, orienta a gestora.

Balanço

As Unidades Móveis de Saúde da Mulher da prefeitura realizaram um total de 186.338 procedimentos, até esta quarta-feira, 6/11. O serviço iniciou as atividades no final de julho do ano passado, contando com três equipamentos itinerantes, com capacidade para mais de 28 mil procedimentos mensais, cada. No mês de abril, mais duas estruturas passaram a reforçar os atendimentos à população feminina.

Entre os procedimentos realizados pelo serviço estão 61.264 consultas, sendo 41.625 consultas médicas e 19.639 de enfermagem. Os exames de imagem somaram 82.950, incluindo 14.080 mamografias e 68.870 ultrassonografias, dentre estas 13.625 da mama e 1.544 obstétricas. As consultas iniciais do pré-natal totalizaram 191 atendimentos.

Os equipamentos móveis somaram ainda 13.371 exames preventivos do câncer do colo do útero, 7.288 doses de vacinas aplicadas e 20.830 testes rápidos administrados para a detecção de HIV, sífilis e hepatites A e B. Um total de 7.785 receitas médicas foram dispensadas para as usuárias da rede municipal.

Artigo anteriorIniciativas de impacto social, aliadas à cultura, transformam vidas em Manaus
Próximo artigoPupa: novo projeto da Defensoria do Amazonas utiliza a arte para reintegrar jovens à sociedade