
A seleção do Uruguai terá dois desfalques importantes para sua estreia na Copa do Mundo de 2026. O meia Giorgian de Arrascaeta, do Flamengo, e o zagueiro Ronald Araújo, do Barcelona, ficaram fora da lista de relacionados para a partida contra a Arábia Saudita, nesta segunda-feira (15), em Miami, pelo Grupo H.
A equipe comandada por Marcelo Bielsa inicia sua caminhada no Mundial sem dois de seus principais jogadores, que seguem em recuperação de lesões e não reuniram condições físicas para atuar.
Arrascaeta ainda se recupera de sequência de problemas físicos
Arrascaeta vive um período complicado desde a reta final da temporada pelo Flamengo.
O uruguaio sofreu uma fratura na clavícula durante uma partida contra o Estudiantes pela Copa Libertadores e precisou passar por cirurgia. Posteriormente, já durante o período de preparação com a seleção uruguaia, apresentou um problema na panturrilha direita.
A nova lesão acabou comprometendo sua recuperação e inviabilizou sua participação na estreia da Celeste no Mundial.
Ronald Araújo também vira desfalque
Outro nome de peso ausente será Ronald Araújo.
O defensor do Barcelona sofreu uma distensão muscular durante os treinamentos da seleção uruguaia e não conseguiu se recuperar a tempo para o primeiro compromisso da Copa do Mundo.
Considerado um dos pilares defensivos da equipe de Marcelo Bielsa, Araújo seguirá em tratamento e ainda é dúvida para os próximos jogos da fase de grupos.
Escalação do Uruguai para a estreia
Sem Arrascaeta e Araújo, o Uruguai vai a campo com:
Muslera; Guillermo Varela, Sebastián Cáceres, Mathías Olivera e Matías Viña; Ugarte, Rodrigo Bentancur, Federico Valverde e Federico Viñas; Maximiliano Araújo e Darwin Núñez.
A partida é válida pelo Grupo H, que também conta com Espanha e Cabo Verde.
Presidente do Flamengo critica condução do caso Arrascaeta
A ausência de Arrascaeta já havia provocado manifestações públicas antes mesmo da confirmação oficial do corte da estreia.
O presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, criticou a condução da recuperação do jogador por parte da comissão técnica uruguaia.
Segundo o dirigente, havia um planejamento médico alinhado entre Flamengo e seleção, mas o cronograma não teria sido respeitado.
“Conversamos com a equipe médica da seleção, com quem temos ótima relação. Expusemos a situação e a preparação que estávamos fazendo para o retorno e o segundo semestre. Ele estava indo muito bem. A área médica concordou com o programa, garantiu que ele seguiria e não voltaria a campo antes de 15 dias. Não foi cumprido. O técnico manda ele voltar antes, força a mão e o atleta acaba se contundindo”, afirmou Bap em entrevista ao Charla Podcast.
Irmão de Ronald Araújo também faz críticas
A situação envolvendo Ronald Araújo também gerou repercussão fora de campo.
Nas redes sociais, Maikel Araújo, irmão do zagueiro do Barcelona, comentou uma publicação oficial da seleção uruguaia informando a lesão do defensor e responsabilizou indiretamente Marcelo Bielsa pelos problemas físicos recentes da equipe.
“Obrigado por lesionar jogadores a poucos dias da Copa do Mundo”, escreveu.
As declarações aumentam a pressão sobre a comissão técnica uruguaia, que agora busca iniciar sua campanha no Mundial sem duas de suas principais referências dentro de campo.







