Foto: Daniel RAMALHO / AFP

Na noite desta terça-feira, em São Januário, o Vasco da Gama conquistou sua primeira vitória nesta edição da Copa Sul-Americana. Com gol de Vegetti no primeiro tempo, o Cruzmaltino venceu por 1 a 0 o Puerto Cabello, da Venezuela, em duelo da segunda rodada do grupo G.

Com quatro pontos na tabela de classificação, o Vasco dormirá na liderança e aguardará o resultado do outro jogo da segunda rodada, entre Lanús e Melgar, nesta quarta-feira, na Argentina.

O próximo compromisso do Vasco pela Sul-Americana será contra o Lanús, em São Januário, no dia 22 de abril. Até lá, a equipe de Fábio Carille buscará a recuperação no Brasileirão diante do Sport, no próximo sábado, em casa. Na sequência, enfrentará o Ceará, fora, e o Flamengo, no Maracanã.

O jogo

Muito inferior tecnicamente, o Puerto Cabello foi a São Januário para segurar o empate enquanto tivesse pernas e já fazia cera no primeiro tempo. Os primeiros 45 minutos foram basicamente de um ataque contra defesa, embora o Puerto Cabello tenha tentado uma marcação alta em alguns momentos.

Até os 30 minutos, a equipe venezuelana conseguiu segurar o Cruzmaltino e exercia forte marcação sobre Philippe Coutinho. Mas, a partir daí, só deu Vasco. Aos 34, Paulo Henrique cruzou da direita e Coutinho entrou pelo meio para cabecear. O goleiro Luis Romero fez uma defesa sensacional e evitou o gol.

Dois minutos depois, Tchê Tchê dá bela enfiada para Vegetti, que entra na área e toca rasteiro, mas erra o alvo e a bola vai pela linha de fundo.

O objetivo de ir para o intervalo à frente no placar foi alcançado somente nos acréscimos. Garré lutou pela bola na ponta esquerda e levantou na área. Entre dois zagueiros, Vegetti deixou sua marca registrada e cabeceou deslocando o goleiro para fazer 1 a 0.

O Puerto Cabello tentou reagir no segundo tempo, mas acabou por dar mais espaços ao Vasco. Ao Cruzmaltino, entretanto, faltava precisão para matar o jogo, e Philippe Coutinho empilhou chances perdidas. Aos três, Romero erra a saída e dá a bola de presente para o camisa 11, que arrisca o chute mas o goleiro se recupera.

Um minuto depois, Coutinho cobrou falta da meia lua e Romero espalmou com dificuldade. A maior chance, porém, foi aos 11 minutos. Garré recupera a bola na direita da área, próximo à linha de fundo e rolou para Tchê Tchê, que cruzou na área. Coutinho dominou no peito e finalizou em cima de Romero.

Aos 24, mais um gol incrível desperdiçado por Coutinho. Piton cruzou da esquerda, o camisa 11 dominou na entrada da pequena área e tentou tocar com a ponta da chuteira, mas Romero operou novo milagre.

Na metade do segundo tempo, o Vasco diminuiu o ritmo e deu mais a bola para o Puerto Cabello, mas as dificuldades ofensivas dos venezuelanos eram claras.

As chances perdidas e a vitória magra deixavam a torcida insatisfeita e as vaias e xingamentos direcionados ao técnico Fábio Carille começaram a aparecer em São Januário. Aos 38, um susto. Se não conseguia chegar perto do empate com a bola rolando, o Puerto Cabello ameaçou numa cobrança de falta aos 38, no primeiro chute na direção do gol da equipe venezuelana.

FICHA TÉCNICA
VASCO 1 X 0 ACADEMIA PUERTO CABELLO

Local: Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: Terça-feira, 8 de abril de 2025
Hora: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Brayan Loayza (EQU)
Assistentes: Edison Vazquez (EQU) e Maurício Lozada (EQU)
VAR: Gabriel Gonzalez (EQU)
Cartões amarelos: Nuno Moreira, Vegetti (Vasco); Paredes, Mbaye, Casiani, Echeverría (APC)

Gols
VASCO: Vegetti, aos 46 min do 1º tempo

VASCO: Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Maurício Lemos e Lucas Piton; Hugo Moura, Tchê Tchê (Paulinho) e Philippe Coutinho (Payet); Garré (Loide Augusto), Vegetti e Nuno Moreira (Rayan)
Técnico: Fábio Carille

PUERTO CABELLO: Luis Romero; Casiani, Tony, Mbaye (Gonzáçez), Linares; Contreras (Cedeño), Óscar Hernández, Padrón, Khelifi (Echeverría) e Guerrero (Diego Osorio); Paredes (Awudu)
Técnico: Vasco Faísca

Com informações de Gazeta Esportiva.

Artigo anteriorApós anunciar gravidez, Davi Brito diz que deu “um tempo” no relacionamento
Próximo artigoCom time alternativo, Corinthians arranca empate do América de Cali pela Sul-Americana