Foto: Vasco da Gama

O Vasco se reuniu, nesta segunda-feira, com representantes das torcidas organizadas do clube. Os torcedores celebraram uma declaração coletiva de compromisso de conduta ética como parte do processo de liberação Estádio de São Januário.

– No documento assinado, os representantes das torcidas organizadas se comprometeram ao cumprimento das normas vigentes expedidas pelas autoridades públicas, respeito, igualdade, inclusão, transparência, não violência, preservação da história, dos ideais, do patrimônio e das conquistas do Vasco da Gama – informou o clube em nota.

O compromisso firmado será encaminhado ao Ministério Público do Rio de Janeiro e faz parte da proposta de Termo de Ajuste de Conduta (TAC) do Vasco. O clube se reuniu com o MP na semana passada, e as partes avançaram em direção à liberação do estádio. Na próxima quarta, um novo encontro, com participação de órgãos de segurança, deve selar o acordo.

Não é a primeira vez que o Vasco se reúne com torcidas organizadas para abordar o comportamento nas arquibancadas. O encontro é feito em parceria com o setor de compliance do clube.

Na proposta apresentada, o Vasco também se compromete a efetuar algumas melhorias que dizem respeito ao esquema de segurança de São Januário, dentre as quais a implementação do sistema de reconhecimento facial nas catracas de acesso ao estádio, medida que terá grande peso na decisão do Ministério Público do Rio. Esses são alguns pontos:

  • Aumento no número de catracas
  • Aumento do espaço útil no acesso às catracas
  • Ajuste na abertura dos portões para o sentido da saída
  • Aumento do número de câmeras no interior do estádio
  • Reconhecimento facial nas catracas (para o jogo contra o Coritiba, apenas algumas estariam com o sistema funcionando)

Com informações de: GE

Artigo anteriorRecompensa por brasileiro foragido nos EUA sobe para R$ 123 mil
Próximo artigoAlexandre de Moraes pede vista e suspende o julgamento que analisa supressão de créditos de ICMS a mercadorias da ZFM