
O Vaticano anunciou, nesta terça-feira (18/2), que o papa Francisco, de 88 anos, foi diagnosticado com pneumonia bilateral. A informação foi divulgada após o pontífice apresentar sintomas respiratórios e realizar exames médicos. O comunicado afirma que o líder religioso apresenta um quadro complexo.
Segundo nota divulgada pelo Vaticano, os exames laboratoriais e a radiografia do tórax revelaram uma infecção polimicrobiana, agravada por um contexto de bronquiectasia e bronquite asmática. O tratamento atual inclui corticosteroides antibióticos, o que tornou o manejo terapêutico mais desafiador.
“A tomografia torácica realizada esta tarde no Santo Padre mostrou o início de uma pneumonia bilateral que exigiu mais terapia medicamentosa”, afirma boletim.
A pneumonia bilateral, que afeta ambos os pulmões, é uma condição séria, especialmente em pacientes idosos ou com condições respiratórias pré-existentes, sendo o caso do pontífice. Quando jovem, Francisco desenvolveu pleurisia e teve parte de um pulmão removido.
Matteo Bruni, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, garante que, apesar das circunstâncias, o Santo Padre permanece de “bom humor”.
“Não obstante, o Papa Francisco está de bom humor. Esta manhã, ele recebeu a Eucaristia e, durante o dia, alternou o repouso com a oração e a leitura de textos. Ele agradece a proximidade que sente neste momento e pede, com coração agradecido, que se continue a rezar por ele”.
Mais cedo, a Santa Sé havia comunicado que toda a agenda de atividades de Francisco estava adiada devido à hospitalização.
Com informações de Metrópoles.