
O Vaticano divulgou novo boletim, na tarde desta quarta-feira (26/2), sobre o estado de saúde do papa Francisco, de 88 anos, em seu décimo-segundo dia de internação no hospital Gemelli, em Roma, Itália. Segundo o comunicado, o papa está melhorando.
“As condições clínicas do Santo Padre nas últimas 24 horas apresentaram uma melhora leve e contínua”, diz o texto. “A leve insuficiência renal detectada nos últimos dias foi resolvida”, continua o boletim.
O papa realizou tomografia do tórax ontem à noite e o exame “mostrou uma evolução normal do quadro inflamatório pulmonar”, segue o informe. Os exames laboratoriais e hematológicos desta quarta, ainda segundo o Vaticano “confirmaram a melhora observada ontem”.
“O Santo Padre continua com oxigenoterapia de alto fluxo e, até o momento, não apresentou crises respiratórias asmáticas. A fisioterapia respiratória continua. Apesar da leve melhora, o prognóstico permanece reservado”, conclui o boletim.
Durante a manhã, informou o Vaticano, o papa recebeu a Eucaristia. A tarde foi dedicada a atividades de trabalho.
Estado de saúde
- O papa está internado desde o último dia 14 de fevereiro, inicialmente devido a uma bronquite.
- Francisco apresenta quadro de pneumonia bilateral, infecção grave que afeta os dois pulmões e dificulta a respiração.
- O Vaticano chegou a comunicar o início do quadro de insuficiência renal leve.
- pontífice também teve crises respiratórias e precisou receber altos fluxos de oxigênio, no fim de semana.
Pela manhã, no primeiro boletim do dia, a sala de imprensa do Vaticano informou que “o papa transcorreu uma noite tranquila e continua seu repouso“. Francisco está internado desde o último dia 14 de fevereiro no Hospital Policlínico Universitário Agostino Gemelli, em Roma, Itália
O prognóstico segue reservado diante da complexidade do quadro clínico, e os médicos esperam que as terapias farmacológicas funcionem.
Vigília por Francisco
A partir desta quinta, os cardeais residentes em Roma, com todos os colaboradores da Cúria Romana, se reunirão na Praça São Pedro às 21h (17h em Brasília) para a oração do terço pela saúde do papa Francisco.
Com informações de Metrópoles.