
Manaus — O comércio varejista no Amazonas registrou uma retração de 3,4% nas vendas em setembro, em comparação com o mesmo período do ano anterior. É a terceira queda consecutiva para o estado, conforme a 33ª edição do Índice do Varejo Stone (IVS), estudo que monitora mensalmente as movimentações do setor.
Enquanto o Amazonas enfrenta um cenário de declínio, o recorte regional do IVS revela desempenhos variados. Dez estados apresentaram crescimento anual em setembro, com destaque para o Acre (6,5%), Amapá (5,1%), Espírito Santo (4%), Piauí (3,9%) e Tocantins (2,5%). Pernambuco e Bahia mantiveram estabilidade.
No grupo dos estados com retração, o Rio Grande do Norte (4,8%) e Alagoas (3,8%) registraram as maiores quedas, seguidos por Santa Catarina e Distrito Federal (ambos com 3,4%). São Paulo teve uma retração de 1,1%.
Um economista e cientista de dados da Stone explica que, na análise regional, o Norte se destacou com cinco dos sete estados apresentando crescimento mensal, indicando um varejo mais aquecido na região. O Sudeste teve um comportamento misto, enquanto o Centro-Oeste e o Sul registraram desempenhos mais negativos. O Nordeste mostrou um quadro diverso, com altas em Piauí e Ceará, mas quedas em outros estados, evidenciando um ambiente econômico desafiador em parte do país.
Destaques por Segmento
No recorte mensal de setembro, cinco dos oito segmentos analisados tiveram alta. O maior crescimento foi observado em Livros, Jornais, Revistas e Papelaria (6,9%), seguido por Material de Construção (4,2%) e Móveis e Eletrodomésticos (2,6%). Já os segmentos de Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo (-2,9%) e Tecidos, Vestuário e Calçados (-1,1%) apresentaram retração.
No comparativo anual, os setores de Livros, Jornais, Revistas e Papelaria (3,6%), Combustíveis e Lubrificantes (2,8%), Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico (1,3%) e Artigos Farmacêuticos (1,1%) registraram crescimento. Os demais tiveram quedas, com destaque para Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo (-2,4%).
O Índice do Varejo Stone é uma iniciativa da Stone, que acompanha a movimentação do setor com base nas operações via cartões, voucher e Pix dentro do grupo StoneCo. O objetivo é fornecer um panorama do varejo nacional para orientar estratégias empresariais e decisões de investimento.










