Foto: PSUV

Com um apelo à ação política contra o fascismo, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro , encerrou neste sábado (11), em Caracas o Festival Internacional Antifascista Mundial “Por um novo mundo”, ocasião em que apelou à formação de uma aliança antifascista global, ampla e diversificada.  “Este movimento deve avançar na formação de uma grande aliança antifascista global, ampla e diversificada, para a paz, a democracia e o desenvolvimento dos povos”, declarou o presidente.

A iniciativa, segundo o chefe de Estado venezuelano, procura defender a paz, a democracia e o desenvolvimento dos povos em face das crescentes ameaças imperialistas que as suas nações enfrentam.

Durante o seu discurso, Maduro apelou aos movimentos sociais e políticos da América Latina para que assumam um papel de liderança nesta tarefa histórica .

Maduro ressaltou que a Revolução Bolivariana entra numa nova etapa democrática e popular, com o objetivo de articular forças transformadoras. 

“Temos uma grande tarefa de resgatar e libertar toda a nossa América”, disse Maduro, destacando a importância da mobilização em todas as frentes da sociedade, desde bairros e campos até universidades e redes sociais, considerando-as espaços estratégicos para a luta.

Além disso, apelou ao progresso na construção de capacidades para derrotar pacificamente o fascismo , embora tenha alertado para cenários mais complexos.

“Irmãos, promovam a capacidade de derrotar pacificamente o fascismo. Se assim for, ninguém se deixe enganar, enfrente-o com uma luta armada legítima”, afirmou, deixando clara a firme determinação do povo venezuelano em defender a sua soberania e autodeterminação pelos meios necessários.

“Irmãos, avancemos juntos nesta luta para transformar os nossos países e garantir um futuro de justiça e dignidade para todos ”, afirmou o presidente venezuelano, ratificando o compromisso da Venezuela em construir um mundo mais justo e solidário.

O Festival Mundial Antifascista , que reuniu representantes de vários países, culminou com uma poderosa mensagem de unidade e cooperação internacional, informa a Telesur .

Artigo anteriorSilvio Santos deixou fortuna de R$ 6,4 bilhões
Próximo artigoPrimeiro UFC de 2025 tem brilho de brasileiros e “nocaute do ano”